150 municípios do Paraná decretam estado de emergência — Rádio Senado

150 municípios do Paraná decretam estado de emergência

LOC: CERCA DE 150 MUNICÍPIOS DECRETARAM ESTADO DE EMERGÊNCIA NO PARANÁ POR CAUSA DO QUE É CONSIDERADO O PIOR DESASTRE NATURAL NAS ULTIMAS DÉCADAS DO ESTADO. 

LOC: AS FORTES CHUVAS PROVOCARAM ENCHENTES E ATINGIRAM MAIS DE SEISCENTAS MIL PESSOAS. OS TRÊS SENADORES DO PARANÁ ESTÃO MOBILIZADOS PARA GARANTIR APOIO A POPULAÇÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Após visitar a região atingida pelas enchentes, a senadora Gleisi Hoffmann, do PT paranaense, informou que em União da Vitória, 12 mil famílias estão desalojadas, grande parte da cidade está debaixo d´água, como ocorre também em Rio Negro e outros municípios. Ela informou que a presidente Dilma Roussef, reforçou o compromisso de ampliar a ajuda federal ao estado e aos municípios. Segundo Gleisi Hoffmann, até o momento o Paraná recebeu 3 milhões e 900 mil reais do governo federal para enfrentar a tragédia, além de 14 mil kits de alimentação e 12 mil kits dormitórios. Helicópteros e pessoal do exército ajudam a população a deixar os locais de difícil acesso, e a distribuir medicamentos fornecidos pelo SUS. A senadora disse que as autoridades estão fazendo um levantamento das necessidades de socorro e recuperação das áreas para que o governo federal possa repassar mais recursos para enfrentamento ao desastre. 

(GLEISI) O FGTS naquela quantidade de cerca de seis mil reais, que é o normal que se faz para todos os desastres naturais já está liberado.vai ser feito uma operação de crédito para empresas e pessoas físicas com juros menores para ajudar na recuperação das suas atividades, a postergação de tributos federais para dar um fôlego aos empresários atingidos e a postergação de pagamentos e financiamentos que têm junto bancos oficiais 

(REPÓRTER) O senador Álvaro Dias, do PSDB paranaense, destacou que é importante reconhecer a situação de emergência sem burocracia, para que a ajuda chegue mais rapidamente à população 

(ALVARO) o dispositivo legal que permite essa ação foi criado em 2010 em decorrência do grande desastre que atingiu o nordeste brasileiro e serve para que nesses casos não haja necessidade de tramites burocráticos e aumentar o sofrimento das famílias atingidas pelos desastres naturais. 

(REPÓRTER) Álvaro Dias lembrou que Santa Catarina, no vale do Itajaí, vive o mesmo drama, com enchentes que mais uma vez castigam a população.
18/06/2014, 02h27 - ATUALIZADO EM 18/06/2014, 02h27
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00