Senadores comentam discurso da presidente Dilma em relação à Copa — Rádio Senado

Senadores comentam discurso da presidente Dilma em relação à Copa

LOC: SENADORES DO GOVERNO E DA OPOSIÇÃO COMENTAM O PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE DILMA EM RELAÇÃO À COPA DO MUNDO.

LOC: OS GASTOS COM A CONSTRUÇÃO DE ESTÁDIOS FORAM COMPARADOS COM INVESTIMENTOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) A presidente Dilma Roussef falou à nação na noite de terça-feira, em rede nacional de TV e rádio, sobre a Copa do Mundo, que durante um mês vai atrair a atenção do planeta para o Brasil. A presidente Dilma afirmou durante seu pronunciamento que a capacidade dos aeroportos dobrou nos últimos anos, além da modernização da infra-estrutura de telecomunicações e mobilidade urbana ter ocorrido nas 12 cidades-sede. A presidente também destacou que os investimentos em saúde e educação desde 2010 teriam atingido 1 trilhão e 700 bilhões de reais, enquanto os gastos na construção e reforma de estádios foram de 8 bilhões, 212 vezes menos, mas o senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná achou a comparação descabida.

(ALVARO DIAS) Não cabe bem a uma presidente da República fazer este tipo de comparação. Comparação ingênua, aliás é subestimar a inteligência das pessoas. Comparar uma atividade midiática de um mês com a saúde e a educação de um povo, que é pra vida toda, é abusar da incapacidade de interpretar o fato político das pessoas. É desacreditar da inteligência do país, soa ridículo. O que é mais importante para um país, a educação ou um mês de futebol? 

(Repórter) Já o senador Wellington Dias, do PT do Piauí, acredita que o debate sobre a Copa também foi politizado pelo clima pré-eleitoral existente.

(WELLINGTON DIAS): Eu lamento que o processo eleitoral tenha contaminado o Brasil de tal modo a mexer com algo que é eu diria do sentimento do brasileiro, que é este amor ao esporte, especialmente o futebol. Lá atrás havia até proibição de expansão de ensino técnico, de ensino superior, foi criado o Pronatec, a condição do estudante brasileiro poder estudar no estrangeiro e da mesma forma a saúde, eu ando pelos municípios do Brasil, há presença de médicos em lugar que nunca teve médico em sua história.
 
(Repórter) Segundo estimativas do próprio Governo, os investimentos na organização do Mundial serão de 25 bilhões e 800 milhões de reais, somados os investimentos em infra-estrutura com a construção e reforma de estádios.
11/06/2014, 03h53 - ATUALIZADO EM 11/06/2014, 03h53
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00