CRA debate recursos hídricos para semiárido nordestino e crédito rural — Rádio Senado

CRA debate recursos hídricos para semiárido nordestino e crédito rural

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DEBATEU NESTA TERÇA-FEIRA OS RECURSOS HÍDRICOS PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO E AINDA O CRÉDITO RURAL. 

LOC: REPRESENTANTES DE PRODUTORES E DO GOVERNO CONVERSARAM COM OS SENADORES SOBRE AS INICIATIVAS PARA LEVAR ÁGUA E CRÉDITO A QUEM PRECISA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Cantídio Mundim, do Ministério da Pesca e Aquicultura, explicou as possibilidades da aquicultura no semiárido nordestino. Ele falou, por exemplo, do uso de poços artesianos como viveiros de tilápias. José Silvério da Silva, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diz que uma das metas que o País deve ter em mente é utilizar melhor a água disponível. 

(SILVÉRIO) A água é escassa, ela tem múltiplos usos, o Brasil hoje consome em média 13 mil metros cúbicos por hectare, mas queremos baixar para 8 mil por hectare, então temos que aumentar a eficiência. Como se aumenta? primeiro utilizando equipamentos de irrigação altamente poupadores de água, utilizando plantas resistentes à seca. E outras técnicas que a pesquisa está trabalhando. 

(REPÓRTER): Já sobre o crédito rural, representantes do governo falaram sobre as linhas de financiamento disponíveis. Alexandre Câmara Bernardes, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás, ressaltou que o Brasil é um dos países que menos subsidiam a atividade agrícola. Alexandre afirmou que o crédito e o seguro rural são importantes para garantir a renda do produtor. O senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, destacou a importância das discussões promovidas pela comissão. 

(FIGUEIRÓ): É certo que não estamos aqui descobrindo a roda ou o Brasil, como representantes de 26 estados e do DF é nosso dever observar, analisar, criticar e controlar as ações do governo federal, prioritariamente em viés propositivo. 

(REPÓRTER): O pedido para a realização das audiências públicas partiu do próprio Ruben Figueiró e do vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Acir Gurcácz, do PDT de Rondônia.
10/06/2014, 01h37 - ATUALIZADO EM 10/06/2014, 01h37
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00