Investigado pela PF, ex-diretor deve comparecer à CPI sem habeas corpus — Rádio Senado

Investigado pela PF, ex-diretor deve comparecer à CPI sem habeas corpus

LOC: APESAR DE INVESTIGADO PELA POLÍCIA FEDERAL, EX-DIRETOR DA PETROBRAS COMPARECE À CPI DO SENADO SEM HABEAS CORPUS. 

LOC: MESMO CONSIDERANDO PAULO COSTA ESSENCIAL PARA AS INVESTIGAÇÕES, A OPOSIÇÃO REAFIRMA DECISÃO DE NÃO COMPARECER AO DEPOIMENTO NA CPI EXCLUSIVA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Costa, deve comparecer à CPI do Senado nessa terça-feira disposto a responder às perguntas dos integrantes da Comissão. Apesar de ser alvo de um inquérito da Polícia Federal, Paulo Costa não deverá apresentar um habeas corpus para permanecer calado. Ele foi preso na Operação Lava Jato junto com o doleiro Alberto Yousseff suspeito de ter ajudado o empresário a fechar contratos com a Petrobras. Segundo a PF, o esquema dos dois teria movimentado 10 bilhões de reais. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, fez um apelo para que a oposição participe da audiência. Segundo ele, o ex-diretor não será poupado nas perguntas. 

(Humberto) A nossa expectativa é que ele possa trazer informações importantes. E esclarecer coisas que estão diretamente vinculadas à diretoria dele no período em que estava na Petrobras e que estão sendo objeto da investigação, especialmente, a possíveis superfaturamentos na construção de refinarias, especialmente na Refinaria Abreu e Lima.  

REPÓRTER: O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, reafirmou que a oposição não vai participar do depoimento de Paulo Costa na CPI do Senado. Ele lembrou que o ex-diretor da Petrobras deverá comparecer à CPI Mista também. 

(Agripino) O Paulo Roberto Costa vai à CPMI. A CPI do Senado é uma CPI que está colocada à disposição dos interesses do governo. Vai se investigar o que estiver de interesse do governo em matéria de explicações, se fazer perguntas convenientes. Não porque a gente que não foi à primeira reunião, ir à terceira, à quarta, à quinta ou à décima.  

REPÓRTER: Já a CPI Mista da Petrobras vai ouvir na quarta-feira o depoimento da presidente da estatal, Graça Foster, que já compareceu à comissão do Senado.
09/06/2014, 12h51 - ATUALIZADO EM 09/06/2014, 12h51
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00