Escolas Públicas deverão exibir filmes nacionais em sala de aula — Rádio Senado

Escolas Públicas deverão exibir filmes nacionais em sala de aula

LOC: AS ESCOLAS PÚBLICAS DEVEM EXIBIR FILMES NACIONAIS EM SALA DE AULA.  

LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELO PLENÁRIO DO SENADO. O TEXTO SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: A proposta altera a lei de diretrizes e bases da educação e obriga que as escolas exibam pelo menos duas horas por mês de filmes brasileiros para seus alunos. Durante o debate, os senadores decidiram rejeitar as mudanças apresentadas pela Câmara que previam o estudo de música, artes cênicas, artes visuais, audiovisuais e design, e do patrimônio artístico, arquitetônico e cultural. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, justificou que o currículo escolar está sobrecarregado e a proposta original vai enriquecer o conteúdo das aulas. 

(Aloysio) Tem filosofia, tem psicologia, sociologia, uma série de disciplinas. Eu acho que nós devíamos concentrar o ensino na matemática, na língua portuguesa, na história. Mas enfim, a nobre intenção do senador Cristovam Buarque é propiciar aos alunos uma escola mais agradável, mais prazerosa. 

(REPÓRTER) O autor da proposta, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, justificou que a escola precisa ser mais atraente para os estudantes, e a exibição de filmes, além de ter um custo baixo, ainda ajuda a despertar nos estudantes o gosto pelas produções nacionais, garantindo a formação de novos espectadores. 

(Cristovam Buarque) Escola sem cultura não é escola finalmente com isso a gente vai criar uma demanda par aos filmes no futuro. Quando essas crianças crescerem vendo filmes brasileiros com mais freqüência, elas depois grandes vão começar a ir mais no cinema e provavelmente entender e gostar mais dos filmes brasileiros. 

(REPÓRTER) Para entrar em vigor, a proposta deve ser sancionada pela presidência da República.
05/06/2014, 02h01 - ATUALIZADO EM 05/06/2014, 02h01
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00