CRA debate com ministro Plano Safra da Agricultura Familiar — Rádio Senado

CRA debate com ministro Plano Safra da Agricultura Familiar

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA RECEBEU HOJE O MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, MIGUEL ROSSETTO, E O PRESIDENTE DO INCRA, CARLOS GUEDES, PARA DEBATER O PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR. 

LOC: LANÇADO NO FINAL DE MAIO, O PLANO RESERVA 24 BILHÕES DE REAIS PARA OS AGRICULTORES E MANTÉM AS TAXAS DE JUROS NOS NÍVEIS DA SAFRA PASSADA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O governo destacou como pontos principais do Plano Safra 2014/2015 a renegociação de dívidas de assentados; a ampliação do seguro agrícola e incentivos à produção agroecológica e aos produtores do semiárido. A linha de crédito que estará disponível a partir de primeiro de julho, de 24 bilhões de reais, é dez vezes maior do que no início da década passada. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, disse que o plano dá as condições para que milhões de brasileiros que vivem da Agricultura Familiar melhorem de vida. 

(ROSSETO): de tal forma que todos aqueles produtores, assentados e agricultores possam acessar essas políticas. E o resultado final que queremos é aumentar a produção de alimentos no país, melhorara a renda de nossos produtores, desenvolver nossas regiões e portanto continuar construindo o nosso país de uma forma positiva. 

(REPÓRTER): O senador Acir Gurcacz, do PDT de Rondônia, ressaltou a importância da agricultura familiar no País. 

(ACIR): Especialmente em nossa Rondônia, que tem 74% dos nossos agricultores dentro da agricultura familiar. Onde temos expectativa muito grande em nosso estado na produção de alimentos, e com esse investimento do MDA e do governo do estado e das prefeituras municipais tem feito a diferença no estado. 

(REPÓRTER): Acir aproveitou a presença do Presidente do Incra, Carlos Guedes, para levar uma queixa de assentamentos já emancipados em seu estado. Eles estariam tendo dificuldade para a titulação das terras. Carlos Guedes respondeu que a medida provisória meia-três-meia (636), publicada em dezembro e aprovada no Congresso Nacional na segunda-feira, permitirá que assentamentos com mais de dez anos tenham um tratamento de regularização mais flexível. Desde que mantenham o perfil de agricultura familiar.
05/06/2014, 01h21 - ATUALIZADO EM 05/06/2014, 01h21
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00