Comissões discutem risco de racionamento de água em grandes cidades — Rádio Senado

Comissões discutem risco de racionamento de água em grandes cidades

LOC: AS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E DE INFRAESTRUTURA DISCUTIRAM HOJE O RISCO DE RACIONAMENTO DE ÁGUA EM GRANDES CIDADES DO PAÍS.  

LOC: O DIRETOR-PRESIDENTE DA ANA, AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, VICENTE ANDREU, E O SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, IRANI BRAGA RAMOS, PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O uso do chamado volume morto do sistema Cantareira, principal fornecedor de água para a Grande São Paulo, foi mais um alerta para a população de que se não cuidar, vai faltar. O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, alertou que a perspectiva não é animadora para o Nordeste. 

(IRANI): A gente tinha em abril de 2012 com cerca de 63% do volume do reservatório equivalente no NE que é como se fosse uma composição de todos os reservatórios para abastecimento de água que são monitorados. Em abril de 13 esse número era 40%. Em abril de 14 estamos com 35%. Estamos entrando em abril de 14 com a perspectiva de chuvas normais e com os reservatórios que estão em níveis inferiores aos que esperávamos. 

(REPÓRTER): Já o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Vicente Andreu, disse que a cultura da abundância levou o brasileiro a ser leniente com o uso da água. Mas que a fase de bonança já passou e como o consumo não deve reduzir nos próximos anos, é preciso evitar o desperdício e as perdas com armazenagem e distribuição de água. 

(ANDREU): Nós deveríamos ter uma campanha muito grande no Brasil pra tratar das perdas. Muitas vezes falamos muito de desperdício, da pessoa que está lavando, mas isso é mudança de hábito. Mas se não houver redução dessa questão vamos continuar pressionando os mananciais. (REP): O senador Jorge Viana, do PT do Acre, que pediu a audiência pública, só lamentou a ausência de representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e do Ministério das Cidades no debate. (JORGE): Mais uma vez lamento a ausência da presidente da Sabesp, que poderia estar aqui nos ajudando a entender melhor o problema que São Paulo vive, se é falta de investimentos do governo nos últimos anos, se é só um fenômeno natural e a mesma coisa do Ministério das Cidades que também, penso, perde a oportunidade de ter o Senado como aliado para poder melhor atender os municípios que vivem com escassez de água no Brasil. (REP): Depois da audiência pública, a Comissão de Infraestrutura aprovou projeto de lei que exige que os projetos de novos prédios a serem construídos pela União utilizem energia de fontes alternativas para sistemas de aquecimento de água e condicionamento de ar. A CI também aprovou a isenção do imposto de importação para equipamentos e componentes de geração de energia a partir do Sol e projeto que permite acesso público aos dados e informações utilizados para aumentar as tarifas dos serviços de transporte coletivo.
04/06/2014, 01h46 - ATUALIZADO EM 04/06/2014, 01h46
Duração de áudio: 02:40
Ao vivo
00:0000:00