CDH ouve agricultores familiares sobre vendas de alimentos — Rádio Senado

CDH ouve agricultores familiares sobre vendas de alimentos

LOC: TRANSFORMAR O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR EM POLÍTICA DE ESTADO. 

LOC: PARA DISCUTIR ESSA INICIATIVA, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA REUNIU AGRICULTORES FAMILIARES E GOVERNO EM UMA AUDIÊNCIA PUBLICA NESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Os participantes da audiência pública na CDH falaram sobre o alcance do programa governamental de aquisição de alimentos e da importância em garantir a regulação dos estoques públicos e ampliar a segurança alimentar das populações carentes. Os participantes destacaram que o foco do programa, hoje, é garantir a segurança nutricional das pessoas que recebem o alimento, o que envolve não só a produção e comercialização dos alimentos, mas a articulação com setores como a administração pública, o desenvolvimento social e até mesmo a saúde publica. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, autora do pedido da audiência, explicou que pretende ampliar a discussão para ouvir as diversas partes envolvidas no programa de aquisição de alimentos 

(Ana Rita) O debate não se encerra aqui hoje. é um primeiro debate de uma proposta de um projeto de lei e possivelmente outras audiências publicas mas como o PAA se articula com outras políticas publicas. 

(REPÓRTER) Os agricultores familiares, querem que a proposta aborde a formação de estoque estratégicos de alimentos nas regiões mais pobres, como explicou o representante do movimento, Anderson Amaro 

(Anderson Amaro) A gente espera que nesse debate possa contemplar a formação de estoques estratégicos pelo pais afora principalmente nas regiões onde é mais difícil chegar esses alimentos que é o caso do norte e nordeste brasileiro. 

(REPÓRTER) O PAA existe desde 2003 e responde por 60 por cento dos alimentos adquiridos pela companhia nacional de abastecimento, a Conab. O ano de 2014 foi definido pela FAO, entidade das Nações Unidas responsável pela agricultura, como o Ano da Agricultura Familiar. A expectativa da comissão é que a matéria comece a ser analisada no senado no mês de junho.
29/05/2014, 02h32 - ATUALIZADO EM 29/05/2014, 02h32
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00