Senado aprova duas MPs: uma sobre agricultura e outra sobre servidores — Rádio Senado

Senado aprova duas MPs: uma sobre agricultura e outra sobre servidores

LOC: OS SENADORES APROVARAM NESTA QUARTA-FEIRA DUAS MEDIDAS PROVISÓRIAS.  

LOC: UMA DELAS AMPLIA O AUXILIO RECEBIDOS PELOS AGRICULTORES ATINGIDOS POR CALAMIDADES CLIMÁTICAS EM 2012. A OUTRA PERMITE LIBERAR O SERVIDOR QUE EXERÇA MANDATO CLASSISTA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A Medida Provisória 635 de 2013 ampliou o auxílio recebido pelos agricultores que sofreram com a seca e outros desastres climáticos em 2012. A proposta autoriza adicional de 155 reais a agricultores familiares que participam do Fundo Garantia-Safra. O fundo foi criado em 2002 para ressarcir agricultores familiares de municípios da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. Emendas aprovadas na comissão mista incluíram os agricultores familiares do Espírito Santo atingidos pelas chuvas de 2013 e também os produtores de cana do Nordeste e do Rio de Janeiro que tiveram a safra 2012/2013 prejudicada pela seca. A relatora, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, destacou que a medida é importante para apoiar os produtores. 

(Lídice da Mata) “ No mérito, traz modificações oportunas na legislação do benefício garantia-safra e do auxílio- emergencial financeiro, bem como apoio indispensável aos produtores de cana de açúcar e aos produtores de laranja”. 

(Repórter) Também para o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, a MP vai minimizar os problemas enfrentados pelos agricultores. 

(Eduardo Braga) “ Os efeitos dos eventos climáticos adversos atingem a atividade produtiva, frustram a expectativa da renda dos agricultores e geram impactos negativos nos diversos ramos da atividade econômica nos municípios atingidos. Que os financiamentos concedidos possam contribuir na recuperação da capacidade produtiva e na manutenção dos postos de trabalho”. 

(Repórter) A outra Medida provisória aprovada pelos senadores libera o servidor em exercício de mandato classista, com manutenção do salário. Sindicalistas acompanharam a votação da matéria. Entre eles, o representante da CGTB, Ubiraci de Oliveira, que aposta agora em maior autonomia da categoria. 

(Ubiraci de Oliveira) “Agora, com uma decisão dessa, vai dar liberdade aos dirigentes de sindicatos dos servidores públicos para poder defender a sua categoria com dignidade”. 

(Repórter) A emepê ainda reajusta os salários de algumas carreiras do Executivo e concede mais sete meses para a Comissão da Verdade concluir seus trabalhos. As duas medidas provisórias seguem agora para sanção.
28/05/2014, 07h52 - ATUALIZADO EM 28/05/2014, 07h52
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00