CRA quer ouvir ministro da Agricultura sobre Plano Safra 2014/2015 — Rádio Senado

CRA quer ouvir ministro da Agricultura sobre Plano Safra 2014/2015

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA QUER OUVIR O MINISTRO DA AGRICULTURA SOBRE O PLANO SAFRA 2014/2015 LANÇADO NO ÚLTIMO DIA 19. 

LOC: A COMISSÃO TAMBÉM QUER TRATAR NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO USO VETERINÁRIO DE REMÉDIOS GENÉRICOS, LEI SANCIONADA EM JULHO DE 2012 MAS AINDA NÃO REGULAMENTADA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O Plano Agrícola e Pecuário começa no dia 1º de julho e vai até 30 de junho de 2015. Os produtores terão à disposição 156 bilhões de reais – alta de 14,7% em relação ao ano passado. O governo anunciou uma série de novidades, e os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária querem discutir esses pontos com o ministro. Outro assunto que os senadores querem entender é por que, quase dois anos após a publicação da lei que autoriza os remédios genéricos para uso veterinário, ela ainda não saiu do papel. O presidente da Comissão de Agricultura, Benedito de Lira, do PP de Alagoas, reclama da demora do ministério para regulamentar a medida. 

(BENEDITO): Não tivemos ainda qualquer ação promovida pelo ministério para tratar do assunto. Não pode? Por quê? Não deve existir medicamentos genéricos para uso veterinário? Não? Por quê? Mas silenciar sobre assunto tão importante é qualquer coisa inadmissível. 

(REPÓRTER): O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, reclamou que as indústrias farmacêutica e de fertilizantes exercem grande pressão quando seus interesses estão em jogo. 

(MOKA): Quando se toca em genérico tanto em produtos médicos como veterinários como agroquímicos, nós enfrentamos um lobby dessas multinacionais que é um lobby poderoso. 

(REPÓRTER): O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou no início de abril um grupo técnico para entregar uma proposta de regulamentação do uso veterinário de remédios genéricos. O grupo terá até agosto para encaminhar o projeto para apreciação do Secretário de Defesa Agropecuária. A audiência pública com o ministro ainda não tem data definida.
22/05/2014, 12h54 - ATUALIZADO EM 22/05/2014, 12h54
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00