Senado aprova piso nacional para agentes comunitários de saúde — Rádio Senado

Senado aprova piso nacional para agentes comunitários de saúde

LOC: O PLENÁRIO APROVOU O PISO NACIONAL PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS. 

LOC: A PROPOSTA TAMBÉM DEFINIU A JORNADA DE 40 HORAS SEMANAIS PARA A CATEGORIA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) De acordo com o projeto, o piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias será de mil e catorze reais para uma carga horária de 40 horas por semana. O Valor será reajustado a cada ano. O senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, ressaltou que a atividade dos agentes de saúde é importante para salvar vidas. 

(Antônio Carlos Valadares) “As visitas constantes que são feitas pelos agentes comunitários, que são tratados dentro de casa, comumente, como se fossem pessoas da própria família, contribuem para salvar muitas vidas”. 

(Repórter) O senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, destacou que os agentes de combate às endemias trabalham de forma preventiva. 

(Inácio Arruda) “E quantas endemias existem em nosso país que eles identificam antes de qualquer um, o que está acontecendo na comunidade, nos bairros, no interior do nosso país?”. 

(Repórter) Na avaliação do senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, a proposta faz justiça à categoria. 

(Aécio Neves) “Faz justiça, não ainda toda ela, a profissionais que vêm, ao longo de suas vidas, salvando vidas por todas as partes, sobretudo nas regiões mais pobres do país”. 

(Repórter) A proposta inicial é do ex-senador Rodolfo Tourinho e teve que voltar ao exame do Senado por ter sido alterada na Câmara dos Deputados. A votação da matéria foi acompanhada por representantes das categorias, que ocuparam as galerias do Plenário. 
21/05/2014, 08h55 - ATUALIZADO EM 21/05/2014, 08h55
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00