Profissionais precisam ser capacitados para garantir punição a agressores — Rádio Senado

Profissionais precisam ser capacitados para garantir punição a agressores

LOC: MÉDICOS, ASSISTENTES SOCIAIS, POLICIAIS E JUÍZES PRECISAM SER TREINADOS PARA OFERECER PROTEÇÃO À MULHER VITIMA DE VIOLÊNCIA E GARANTIR QUE OS AGRESSORES SEJAM PUNIDOS.
 
LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NESTA TERÇA FEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(Repórter) A rede de atendimento à vitima de violência doméstica precisa de ações integradas entre os diversos serviços públicos, para garantir o acesso da mulher aos seus direitos e diminuir os casos de impunidade. Essa é a opinião dos participantes da audiência que discutiu o tema na CDH. A capacitação dos profissionais da área de segurança, da justiça e da saúde para atender a mulher vitima de violência de forma humanizada e eficiente foi uma recomendação da CPMI da violência contra a mulher. A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da Republica oferece recursos para que estados e municípios ofereçam treinamento para assistentes sociais, profissionais da saúde e policiais. Na opinião de Ana Tereza Iamarino, representante da secretaria, todos os profissionais que atendem a mulher vitimizada nas delegacias, centros de referência e hospitais precisam conhecer e ter sensibilidade para tratar o tema.
 
(Ana Teresa) É importante se conhecer o fenômeno da violência contra a mulher. Tanto quem esta responsável pela segurança publica, pela saúde e pela justiça. Todos precisam ter a mesma compreensão do que é a violência contra a mulher pra que depois possa usar seus conhecimentos específicos dentro daquele contexto que é único.
 
(Repórter) Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, os municípios, estados e o Governo Federal estão preocupados com a capacitação dos servidores, mas é preciso difundir as práticas com mais rapidez.

(Ana Rita) A capacitação é bem importante. Agora eu Entendo que é um passo que estamos dando. precisamos avançar cada vez mais. Acho que talvez até o final do ano, Acredito que antes do fim do ano possamos retomar esse debate, pra conseguirmos saber o que conseguimos avançar no pais.

(Repórter) O representante do Ministério da Justiça e o representante da Secretaria de Segurança Publica do Distrito Federal lembraram que os cursos de formação de policiais já incluem a Lei Maria da Penha no programa de treinamento e o novo desafio é capacitar as policia se serviços de saúde para a preservação das provas que contribuam para o indiciamento dos agressores.
20/05/2014, 02h42 - ATUALIZADO EM 20/05/2014, 02h42
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00