Aposentados do serviço público reclamam da redução na qualidade de vida — Rádio Senado

Aposentados do serviço público reclamam da redução na qualidade de vida

LOC: APOSENTADOS DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RECLAMAM DA REDUÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO.
 
LOC: ELES AINDA SE QUEIXAM QUE, COM APOSENTADORIA, VALOR NO CONTRACHEQUE CHEGA A CAIR PELA METADE. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.

(Repórter) A Comissão de Assuntos Sociais debateu a qualidade de vida dos aposentados como uma questão de justiça social. Depois de anos de trabalhos prestados ao serviço público federal, eles afirmam que a aposentadoria reduz em 50 por cento os ganhos salariais e, por outro lado, sofrem um aumento nas mensalidades dos planos de saúde administrados pela GEAP. O grupo reclama que esses fatores afetam a qualidade de vida. Luis Fernando Silva, representante da Federação dos Servidores em Saúde, defendeu a equiparação salarial de aposentados e servidores da ativa.
 
(Luis Fernando) O Governo Federal, por iniciativa ainda do governo Fernando Henrique, escolheu, e diria inventou, criou as gratificações de desempenho com o claro objetivo de ferir o princípio da paridade e com Isso pagar menos de remuneração, de provento aos servidores aposentados e pensionistas.
 
(Repórter) Uma reivindicação dos servidores aposentados é a redução das mensalidades dos planos de saúde. O interventor da GEAP, Aubiérgio Barros, disse que houve reajuste, mas os preços ainda estão abaixo dos planos convencionais.
 
(Aubiérgio) Os valores praticados pela GEAP, hoje, são os menores do mercado. O maior plano, na maior faixa, o cidadão ele paga no plano GEAP saúde o valor de 524 reais e 95 centavos. É a maior mensalidade do plano da GEAP.
 
(Repórter) Autor do requerimento para a audiência pública, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que o encontro cumpriu o papel de mostrar a realidade enfrentada.

(Paulo Paim) Essa audiência pública tem como objetivo garantir qualidade de vida dos aposentados porque é uma questão de justiça social. Ai passa com saúde de qualidade e remuneração justa.
 
(Repórter) Paim ainda fez um apelo à GEAP e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para que atenda com urgência as reivindicações dos aposentados.
15/05/2014, 06h18 - ATUALIZADO EM 15/05/2014, 06h18
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00