Autoridades afirmam que aeroportos vão comportar fluxo de turistas na Copa — Rádio Senado

Autoridades afirmam que aeroportos vão comportar fluxo de turistas na Copa

LOC: O MINISTRO DA AVIAÇÃO CIVIL E O PRESIDENTE DA INFRAERO GARANTIRAM NO SENADO, NESTA QUARTA-FEIRA, QUE MESMO COM OBRAS INACABADAS OS AEROPORTOS VÃO COMPORTAR O FLUXO DE TURISTAS DA COPA DO MUNDO. 

LOC: ELES PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO PARA EXPLICAR CRÍTICAS AOS ATRASOS NAS OBRAS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) O ministro Wellington Moreira Franco frisou que apesar de a Copa do Mundo ter adiantado a reforma dos aeroportos brasileiros, a meta da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República nunca foi o evento, mas transformar de forma permanente a infraestrutura aeroportuária, para atender à crescente demanda da sociedade brasileira. Mesmo assim, ele acredita que a Copa vai deixar um grande legado para os aeroportos do País. 

(Wellington Moreira Franco) O legado da Copa é uma realidade física. Vai ter. Não só nos aeroportos que foram concessionados como nos aeroportos que estão sendo administrados pela Infraero. 

(Repórter) O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Gustavo do Vale, disse que durante os eventos o número de turistas vai aumentar, mas vai cair o de passageiros de negócios. Por isso o movimento não chega a ser, por aeroporto, igual ao de um carnaval em Salvador ou fim de ano no Rio de Janeiro. 

(Gustavo do Vale) Do ponto de vista operacional pra Copa do Mundo o País está pronto. Se a Copa do Mundo fosse hoje, nós não teríamos nenhum tipo de problema do ponto de vista operacional. E vocês poderão me cobrar isso após o dia 16 de julho de 2014. Não teremos problemas nos aeroportos brasileiros. 

(Repórter) Muitos dos senadores não compartilharam, no entanto, do otimismo dos convidados. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, que foi quem pediu o debate, acha que o País está perdendo uma oportunidade de mostrar para o público internacional que tem uma estrutura moderna e está preparado para receber bem os turistas. E que as obras dos aeroportos que foram concedidos à iniciativa privada andaram mais rápido que dos que estão sob o comando da Infraero. 

(Lídice da Mata) Eu não estou satisfeita com o desenvolvimento da obra de Salvador. O aeroporto de Salvador é o mais importante aeroporto do Nordeste brasileiro. E está sendo entregue pela metade. Toda terça, toda quinta, indo e voltando no aeroporto de Brasília e o aeroporto de Salvador, não há nenhuma possibilidade de comparar o que foi feito de obra muitas vezes maior no aeroporto de Brasília e o aeroporto de Salvador. 

(Repórter) Moreira Franco falou ainda sobre o aumento excessivo de preços nas passagens para o período da Copa. Ele disse que houve uma tentativa de cobrar mais caro, mas que a própria concorrência fez os preços caírem, e agora as companhias estão fazendo até promoções.
14/05/2014, 05h21 - ATUALIZADO EM 14/05/2014, 05h21
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00