Senado vai reservar cotas para negros em concursos da Casa — Rádio Senado

Senado vai reservar cotas para negros em concursos da Casa

LOC: O SENADO VAI RESERVAR COTAS PARA NEGROS NOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NA CASA. 

LOC: A DECISÃO FOI TOMADA EM REUNIÃO DA MESA E COMUNICADA PELO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES 

(Repórter) A partir de hoje, vinte por cento das vagas de todos os concursos e contratações para o Senado serão preenchidas por negros. Em relação aos cargos em comissão, a determinação não pode ser imposta. No entanto, o presidente do Senado, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, recomendou que, também nessas contratações, a proporcionalidade seja observada. Apesar de medidas legislativas, como a criminalização do racismo, Renan Calheiros ressaltou que os afrodescendentes ainda sofrem discriminação. 

(Renan Calheiros) “A ausência deles nas instituições e instâncias superiores da nossa sociedade e a presença massiva nas camadas menos favorecidas da população, nos envergonha a todos. Ainda não conseguimos resgatar a dívida histórica que temos com os afrodescendentes de nosso país”. 

(Repórter) A reserva de cotas para pessoas que se declararem negros ou pardos no ato da inscrição de concursos públicos é prevista em projeto de lei de autoria da Presidência da República. A matéria está pronta para ser votada pelo Plenário e Renan Calheiros prometeu colocá-la em votação, tão logo a pauta do Senado esteja destrancada com a votação da medida provisória que estende o regime diferenciado de contratações para todas as licitações públicas. 
13/05/2014, 07h31 - ATUALIZADO EM 13/05/2014, 07h31
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00