Comissão vai debater gestão democrática da Educação — Rádio Senado

Comissão vai debater gestão democrática da Educação

LOC: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO VAI SER ASSUNTO DE DEBATE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE NESTA QUARTA-FEIRA.  

LOC: O ASSUNTO ESTÁ NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, APROVADO NO SENADO EM 2013 E QUE DEVE SER VOTADO NESTA SEMANA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) A Comissão de Educação Cultura e Esporte vai debater na quarta-feira, a gestão democrática como modelo de ensino para a rede federal de educação. Parlamentares e especialistas vão discutir formas de aumentar a transparência na administração e descentralizar a tomada de decisões nos centros de educação. A proposta visa envolver alunos, professores e servidores em todos os processos e tornar direta a eleição de diretores. A audiência foi uma proposta do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. O senador destaca a importância do debate. 

(Paulo Paim) “Para que a gente tenha profissionais da mais alta qualidade e que os institutos sejam uma referência para todos da área pública e da área privada na forma de administrar, permitindo que haja uma administração que eu chamaria de horizontal”. 

(Repórter) A gestão democrática no ensino está prevista no Plano Nacional da Educação, que já foi aprovado no Senado e que está em análise na Câmara dos Deputados. Paim acredita que a gestão democrática pode refletir na qualidade do ensino. 

(Paulo Paim) “Se você vive em um ambiente onde a gestão é democrática, onde não há nenhum tipo de assedio, onde você se sente bem fazendo aquilo que você gosta, que no caso aqui é educar nossa moçada, acaba somando na busca de um atendimento mais qualificado para toda a juventude”. 

(Repórter) Representantes do Ministério da Educação e do sindicato dos servidores federais de educação básica, profissional e tecnológica, foram convidados para a audiência pública.
12/05/2014, 06h01 - ATUALIZADO EM 12/05/2014, 06h01
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00