Cooperativas podem ser beneficiadas por projetos em análise no Congresso — Rádio Senado

Cooperativas podem ser beneficiadas por projetos em análise no Congresso

LOC: AS COOPERATIVAS DE CRÉDITO PODEM SER BENEFICIADAS POR PROJETOS DE LEI EM ANÁLISE NO CONGRESSO.

LOC: UM DELES É O PROJETO DE LEI DO SENADO DE NÚMERO 40 DE 2013 QUE PERMITE O ACESSO DE BANCOS COOPERATIVOS AOS RECURSOS DO FUNDO DE AMPARO AO TRABALAHDOR, O FAT, PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) As seis mil e seiscentas cooperativas de crédito do Brasil aguardam a aprovação de dois projetos lei que podem fortalecer o setor. O PL 271 de 2005 diminui a tributação sobre as operações financeiras das cooperativas. Já o Projeto número quarenta de 2011 autoriza o repasse de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, FAT, as cooperativas para concessão de crédito rural. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul é autora do PLS 40 de 2011 e destaca a importância do projeto.
 
(Ana Amélia) Na medida em que você tem um crédito mais barato, mais acessível, sem aquela burocracia de um grande banco, tudo isso, você está ajudando a democratizar o sistema financeiro.
 
(Repórter) As cooperativas contam com cerca de onze milhões de associados e mais de 320 mil funcionários. De acordo com a Organização Brasileira das Cooperativas, OCB, cinquenta por cento da produção agropecuária brasileira passa de alguma forma por uma cooperativa. Fabíola Nader, gerente de relações institucionais da OCB, disse que a lei vai fortalecer as cooperativas.

(Fabíola Nader) Mais de 70% dos empréstimos das nossas cooperativas de crédito são com valores abaixo de 5 mil reais, ou seja, o acesso ao FAT por parte dessas cooperativas é uma alternativa segura e eficiente.
 
(Repórter) O senador Casildo Madaner, do PMDB de Santa Catarina, defendeu a criação de um marco regulatório para as cooperativas do país.

(Casildo Maldaner) Temos que buscar a modernização da lei que rege o seguimento. Além de garantir a devida segurança jurídica a todo o seguimento.
 
(Repórter) O Projeto de Lei 271 de 2005 é de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly, do PSDB do Paraná e aguarda votação no Plenário da Câmara.
30/04/2014, 06h18 - ATUALIZADO EM 30/04/2014, 06h18
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00