Vanessa Grazziotin lembra o movimento das Diretas Já — Rádio Senado

Vanessa Grazziotin lembra o movimento das Diretas Já

LOC: A EMENDA CONSTITUCIONAL DANTE DE OLIVEIRA ESTÁ COMPLETANDO TRINTA ANOS. ELA PEDIA A VOLTA AS ELEIÇÕES DIRETAS PARA A PRESIDÊNCIA E GANHOU FORÇA COM A CAMPANHA DIRETAS JÁ.

LOC: A DATA FOI LEMBRADA PELA SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, QUE DESTACA A EXTREMA IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARA A HISTÓRIA DO BRASIL. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O Brasil lembra em dois mil e catorze dois grandes fatos que marcaram a história do país. O golpe militar está completando cinquenta anos, e o movimento das Diretas Já, que ajudou a derrubar a ditadura, trinta anos. Foi no dia vinte e cinco de abril de mil novecentos e oitenta e quatro que o Congresso Nacional rejeitou a emenda constitucional do então deputado Dante de Oliveira, do PMDB de Mato Grosso, que previa a volta das eleições diretas para presidente. Menos de um ano depois, a democracia era restaurada com a eleição de Trancredo Neves para presidente da República pelo Colégio Eleitoral. A data foi lembrada pela senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, que afirmou que a campanha das Diretas Já foi e continua sendo um acontecimento excepcional para o país.

(Vanessa Grazziotin) Hoje, temos clara a responsabilidade e o acerto dos milhões de brasileiros que foram às ruas defender a nossa democracia. A memorável campanha das Diretas Já mostra que a mobilização popular é imprescindível para o avanço do nosso país. E 1984 continua até hoje sendo uma pedra angular da nossa atuação.

(Repórter) Vanessa Grazziotin lembrou ainda as manifestações que levaram milhões de pessoas às ruas contra o regime de exceção, como os comícios da Praça da Sé, em São Paulo; em Belo Horizonte, Minas Gerais; e na Candelária, no Rio de Janeiro.
24/04/2014, 04h32 - ATUALIZADO EM 24/04/2014, 04h32
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00