Para OAB, exame da Ordem é um dever da entidade com o cidadão — Rádio Senado

Para OAB, exame da Ordem é um dever da entidade com o cidadão

Para OAB, exame da Ordem é um dever da entidade com o cidadão Durante debate na Comissão de Assuntos Sociais para discutir a exigência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para conceder o registro de advogado, o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto, que é coordenador do exame de Ordem, disse que a entidade considera que é um dever seu para com o cidadão dizer que aquele profissional reúne as condições técnicas para defender seus direitos. A preocupação da OAB, como destacou, é com a qualidade do profissional. 

Cláudio Souza Neto lembrou que a sociedade coloca nas mãos do advogado seus bens mais importantes, não só materiais, mas outros, fundamentais para sua existência, como seu trabalho e a guarda de seus filhos. O representante da OAB ressaltou que o legislador brasileiro já há muitas décadas optou pelo sistema de autorregulação profissional, conferindo aos conselhos a atribuição de regular as profissões.

O secretário-geral da OAB lembrou que nas últimas décadas, a OAB verificou que a qualidade dos alunos egressos dos inúmeros cursos de direito estava diminuindo e que o número de cursos aumentou de menos de 200, em 1970, para 1.275 no último ano – números equivalentes aos da China e Índia, com populações muito maiores do que as do Brasil.
24/04/2014, 02h02 - ATUALIZADO EM 24/04/2014, 02h02
Duração de áudio: 11:42
Ao vivo
00:0000:00