Ministro pode vir ao Senado falar sobre crises na Ucrânia e Venezuela — Rádio Senado

Ministro pode vir ao Senado falar sobre crises na Ucrânia e Venezuela

LOC: O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO MACHADO, SERÁ CONVIDADO A FALAR NO SENADO SOBRE AS CRISES NA UCRÂNIA E NA VENEZUELA. 

LOC: O REQUERIMENTO PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA, DO SENADOR ALVARO DIAS, FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL NESTA QUINTA-FEIRA . REPÓRTER NARA FERREIRA:

TÉC: O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, lembrou que o embaixador da Ucrânia no Brasil esteve na Comissão do Senado em março, acompanhando de uma delegação de ucranianos que moram no Paraná. Na ocasião, Rostyslav Tronenko, pediu ao governo brasileiro para se posicionar contra o que chamou de invasão da Criméia por tropas russas. O embaixador destacou que outros países da América Latina – como Argentina, México, Panamá e Costa Rica – se manifestaram pela integridade territorial da Ucrânia. O senador Álvaro Dias ressaltou que meio milhão de descendentes de ucranianos vivem no Paraná e estão preocupados com a instabilidade política naquele país, após a anexação do território da Criméia pela Rússia. 

(ALVARO) Convidar o ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado a fim de discutir a situação atual da Ucrânia - e aproveitando a oportunidade da presença dele já que recebemos aqui uma parlamentar da Venezuela, ouvi-lo também sobre a situação de crise na Venezuela que tem sido debatida intensamente no senado federal. 

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, informou que o ministro Luis Alberto Figueiredo recebeu parlamentares da Representação do Parlamento do Mercosul para tratar da questão da Venezuela: 

(ANA AMÉLIA) Ele foi extremamente transparente, mostrando o esforço feito no âmbito da Unasul, da mediação dos chamados garantes, que é liderado pelo Brasil, pela representação diplomática do Vaticano e também pelo Equador e Colômbia, que fazem parte deste grupo que está acompanhando os desdobramentos na Venezuela, sempre respeitando a soberania do país e as questões do relacionamento que o Brasil tem. 

(REPÓRTER)A Comissão de Relações Exteriores também sabatinou e aprovou novos indicados para chefiar embaixadas do Brasil. Carmen Lídia Richter Moura deverá ser embaixadora do Brasil na Bulgária e, cumulativamente, na Macedônia; e Marcos Vinicius Pinta Gama, na Suécia e Letônia.
24/04/2014, 01h44 - ATUALIZADO EM 24/04/2014, 01h44
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00