CAE sabatina três técnicos para definir novo ministro do TCU — Rádio Senado

CAE sabatina três técnicos para definir novo ministro do TCU

LOC: TRÊS TÉCNICOS SERÃO SABATINADOS PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS NESTA QUARTA-FEIRA PARA DEFINIR UMA VAGA NO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 

LOC: NO MESMO DIA, O PLENÁRIO DO SENADO DEVERÁ ELEGER O NOVO MINISTRO DO TCU. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O primeiro a responder às perguntas dos integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos será o consultor do Senado, Bruno Dantas, indicado pelo PMDB. O segundo candidato sugerido pelo Partido Solidariedade é o auditor do Tribunal de Contas da União, Sérgio da Silva Mendes. O terceiro nome indicado pelos partidos da oposição é de outro consultor do Senado, Fernando Moutinho, que também tem experiência em contas públicas. Segundo o senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, após desistir de disputar o cargo, o senador Gim, do PTB do Distrito Federal, apóia a indicação de Bruno Dantas. 

(Vital do Rêgo) É uma página virada. O senador Gim em todas as horas esteve envolvido na indicação do doutor Bruno. Esperamos que o processo destrave e a Casa julgue porque os três nomes são de reconhecida competência e capacidade técnica. 

(Repórter) Embora defenda um técnico no lugar de um político, ao lembrar que a oposição indicou Fernando Moutinho para disputar o cargo com o senador Gim, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, admitiu que a base aliada tem mais votos para eleger o novo ministro do TCU. Ressaltou, no entanto, que qualquer um dos três têm condições de assumir o cargo. 

(Rodrigo Rollemberg) A indicação feita pelos partidos da base tem uma chance maior. Mas vamos aguardar a sabatina e a votação do Plenário. O importante é que o Senado evoluiu no sentido de indicar qualquer um deles que preenchem os requisitos da Constituição Federal. 

(Repórter) Após a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos, o líder do governo, senador José Pimentel, do PT do Ceará, explicou que caberá ao Plenário decidir quem será oficializado ministro do TCU. 

(José Pimentel) Em Plenário, no primeiro turno, aquele que tiver a maioria absoluta, ou seja, no mínimo 41 votos, estará eleito. Se por ventura, nenhum atingir o quórum mínimo de 41 votos, teremos um segundo turno com os dois mais bem votados e aí é maioria simples entre eles.  

(Repórter) Entre as atribuições dos ministros do Tribunal de Contas da União está a auditoria dos gastos do governo federal.
22/04/2014, 08h42 - ATUALIZADO EM 22/04/2014, 08h42
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00