Fortes chuvas que atingiram RO ainda causam transtornos à população — Rádio Senado

Fortes chuvas que atingiram RO ainda causam transtornos à população

LOC: AS FORTES CHUVAS QUE ATINGIRAM O ESTADO DE RONDÔNIA AINDA CAUSAM TRANSTORNOS À POPULAÇÃO. 

LOC: ESCOLAS ESTÃO SENDO UTILIZADAS COMO ALOJAMENTOS E O COMÉRCIO ESTÁ FECHANDO AS PORTAS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) A enchente do Rio Madeira no estado de Rondônia atingiu pelo menos 18 mil pessoas. Muitos dos desabrigados estão alojados em escolas, o que acabou afetando o calendário escolar no estado. Além disso, os comerciantes estão tendo prejuízos com a falta de energia, por não conseguirem pagar as contas de luz. O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia fez um apelo aos bancos e a Eletrobrás. 

(Valdir Raupp) Seria os bancos federais, os bancos as agências oficiais, para que prorrogasse as dívidas dessas famílias afetadas, para que dilatasse o prazo de pagamento, ter uma moratória, sei lá, talvez até o perdão dessa dívida. Que abrissem linhas de crédito para as famílias que estão com problemas, para recomeçar suas vidas. As empresas que estão devendo para a Eletrobrás, a energia elétrica, para que elas possam fazer um financiamento prá pagar a energia atrasada e para poder voltar a trabalhar. 

(Repórter) De acordo com Raupp o prejuízo causado pelas enchentes pode ultrapassar um bilhão de reais. As altas temperaturas também são um problema para as famílias desabrigadas. O senador pediu a distribuição de aparelhos de ar condicionado. 

(Valdir Raupp) O estado de Rondônia em vez de ganhar geladeiras, que pudesse ser substituído por ar condicionado portátil para colar dentro dessas barracas, para que eles possam usar esses ar condicionadas portáteis, comprados pela Eletrobrás e depois que fosse cedidos as escolas.  

(Repórter) Para a retomada das aulas as famílias estão sendo transferidas das escolas para acampamentos improvisados
15/04/2014, 05h28 - ATUALIZADO EM 15/04/2014, 05h28
Duração de áudio: 01:36
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00