Dois pedidos de CPI mista da Petrobras são lidos em sessão do Congresso — Rádio Senado

Dois pedidos de CPI mista da Petrobras são lidos em sessão do Congresso

LOC: MAIS DOIS PEDIDOS DE CPI MISTA DA PETROBRAS SÃO LIDOS EM SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO E OS LÍDERES PARTIDÁRIOS VÃO AGUARDAR A JUSTIÇA PARA DECDIREM QUAL CPI SERÁ INSTALADA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O requerimento da oposição pede a instalação de uma CPI Mista, com a participação de senadores e deputados, para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras. Já os governistas querem incluir supostos desvios em contratos dos governos de São Paulo e Pernambuco. Após a leitura dos dois pedidos de CPI Mista, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, anunciou que poderá convocar uma sessão extraordinária do Congresso Nacional para responder aos quatro questionamentos sobre a abrangência das investigações. Ao comentar a existência de mais dois requerimentos para instalação de uma CPI exclusiva no Senado, Renan Calheiros sugeriu que os parlamentares aguardem uma decisão do Supremo Tribunal Federal. 

(Renan Calheiros) Como há uma perspectiva de manifestação do Supremo Tribunal Federal, a quem cabe o controle da constitucionalidade, não adianta precipitarmos uma decisão do Plenário do Senado ou do Congresso Nacional. 

(Repórter) Para um grupo de senadores da oposição, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, sinalizou que deverá decidir até quarta-feira se a CPI se restringirá às denúncias contra a Petrobras ou se vai apurar supostas irregularidades nos governos paulista e pernambucano. Na conversa, o líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, alertou à ministra que um eventual veredicto a favor de a CPI investigar todos os fatos pode inviabilizar futuras Comissões Parlamentares de Inquérito. 

(José Agripino) Se você tem um fato determinado colocado por uma minoria e a maioria amplia o fato determinado, você tem investigação de fatos difusos. Claro que não vai investigar o fato determinado. Vai investigar o fato que a maioria quiser. Ou seja, acabou-se o instituto da CPI. 

(Repórter) O Plenário do Senado também deverá se manifestar sobre a decisão da Comissão de Constituição e Justiça de ampliar a CPI da Petrobras após o veredicto do Supremo.
15/04/2014, 10h36 - ATUALIZADO EM 15/04/2014, 10h36
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00