Brasileiros presos no Chile durante ditadura relatam torturas em estádio — Rádio Senado

Brasileiros presos no Chile durante ditadura relatam torturas em estádio

LOC: BRASILEIROS VÍTIMAS DE TORTURA NO CHILE CONFIRMARAM QUE O ESTÁDIO NACIONAL CHILENO FOI USADO COMO "CAMPO DE CONCENTRAÇÃO" PARA A PERSEGUIÇÃO DE PRESOS POLÍTICOS. 

LOC: EM AUDIÊNCIA NA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA DO SENADO, ELES DENUNCIARAM A ATUAÇÃO DE POLICIAIS BRASILEIROS NO CHILE E DEFENDERAM A REVISÃO DA LEI DA ANISTIA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A audiência foi uma iniciativa do senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, para esclarecer as ações ilegais da polícia política brasileira durante o golpe militar que depôs o presidente chileno Salvador Allende. Os ex-presos políticos confirmaram que após o golpe de 1973, os militares chilenos, com a ajuda de brasileiros, perseguiram estrangeiros, considerados inimigos do regime Pinochet. Capiberibe destacou que mesmo depois do fim da ditadura no Brasil, houve um longo período de silêncio, sem que fatos importantes pudessem ser revelados à sociedade brasileira.  

(CAPIBERIBE) esse fato da prisão de brasileiros no Chile, e da tortura realizada por brasileiros lá, no Estádio Nacional, é de pouco conhecimento do povo brasileiro. Nós vamos encaminhar esses depoimentos à Comissão Nacional da Verdade, Memória e Justiça para que eles possam integrá-los no relatório final. É fundamental que façamos um entendimento com a história do nosso país. Não dá mais para empurrar tudo para debaixo do tapete. 

(REPÓRTER) Tomás Togni, ex-preso político no Chile, disse que 103 brasileiros foram encaminhados para o Estádio Nacional em Santiago, usado para perseguição e tortura. 

(Tomás Togni): O primeiro campo de concentração em larga escala criado na América latina... Apenas o Brasil e a ditadura brasileira teve esse papel de enviar policiais brasileiros para interrogar, torturar e ensinar os chilenos esse tipo de prática. não foi só ensinar como se torturava...Eles também levaram os equipamentos elétricos 

(REPÓRTER) Instalada no ano passado, a Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça funciona junto à Comissão de Direitos Humanos do Senado. O objetivo é resgatar fatos ocorridos durante o regime militar no Brasil e contribuir para a Comissão Nacional da Verdade.
14/04/2014, 01h32 - ATUALIZADO EM 14/04/2014, 01h32
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00