Randolfe Rodrigues defende desmilitarização da polícia no Brasil — Rádio Senado

Randolfe Rodrigues defende desmilitarização da polícia no Brasil

LOC: O SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ DEFENDEU A DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA NO BRASIL.
 
LOC: RANDOLFE DEFENDEU AINDA A APROVAÇÃO DA PROPOSTA DE EMDENDA A CONSTITUIÇÃO QUE REESTRUTURA O MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) A desmilitarização da polícia é assunto da Proposta de Emenda à Constituição de número 51 de 2013. A PEC é de autoria do senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro. Em discurso no Plenário o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá defendeu a aprovação da PEC.

(Raldolfe Rodrigues) Esta Proposta de Emenda a Constituição visa constituir uma nova matriz para as nossas policias. Que a truculência da polícia seja substituída pela inteligência. A polícia tem que passar a atuar não com a truculência e sim com inteligência, não com a repressão e sim com a prevenção. Não com o princípio da violência e sim com o princípio da dignidade da pessoa humana.
 
(Repórter) O senador criticou a atual organização da polícia Brasileira e lembrou ainda que a atual estrutura de segurança teve origem nos primeiros anos da ditadura militar, ainda nos anos sessenta logo após o Ato Institucional número 5, o mais repressivo de todos.
 
(Randolfe Rodrigues) A estrutura de policias militares foram constituídas após o ato institucional número cinco. O pior dos atos da ditadura. Essa estrutura fortalece uma cultura oriunda dos piores anos do arbítrio e da ditadura. Por isso essa cultura tem que ser mudada. Nós não podemos ter um tipo e um padrão de polícia, que não reconhece, aqueles que servem, como cidadãos Indistintamente da classe social.
 
(Repórter) Randolfe também cobrou um tratamento digno aos policias e defendeu a criação de uma carreira única para os agentes de segurança pública. A proposta do senador Lindbergh aguarda a aprovação de requerimento para ser analisada em conjunto com outros dois projetos que tratam do mesmo assunto.
11/04/2014, 05h07 - ATUALIZADO EM 11/04/2014, 05h07
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00