CDH vai discutir dados da pesquisa do IPEA sobre estupro — Rádio Senado

CDH vai discutir dados da pesquisa do IPEA sobre estupro

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HHUMANOS VAI DISCUTIR OS DADOS DA PESQUISA DO IPEA SOBRE O ESTUPRO NA TERÇA-FEIRA.  

LOC: A REUNIÃO SERÁ EM CONJUNTO COM A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS TRAZ OS DETALHES. 

TÉC.: A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa aprovou um pedido de audiência pública para discutir os números da pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sobre o estupro no Brasil. Para a autora do pedido, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, mesmo depois da correção divulgada, que revelou que para 26% “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”, a pesquisa traz um alerta para a sociedade brasileira.

(Vanessa Grazziotin) Houve de fato um erro na pesquisa, que não é pequeno, entretanto não muda a realidade de que há uma parcela, um quarto da população brasileira, que tem uma visão que não condiz com a modernidade, com os direitos humanos, com as relações respeitosas que devam haver na nossa sociedade. Acho que o debate vem em boa hora 

(Repórter) A audiência pública vai acontecer em conjunto com a Comissão de Assuntos Sociais. Entre os convidados estão representantes do IPEA, do Centro de Estudos Femininos da UnB, da Secretaria de Políticas para Mulheres, da Presidência da República e, ainda, a jornalista Nana Queiroz, que organizou um movimento na internet contra o estupro. Na mesma reunião, os senadores aprovaram uma moção de apoio ao movimento dos servidores do Senado Federal pela instalação de estruturas internas que facilitem o uso da bicicleta como meio de transporte. Na opinião da senadora do PT do Espírito Santo, Ana Rita, a iniciativa oferece diversos benefícios. 

(Ana Rita) Acho que é muito justo. Precisamos incentivar esse tipo de prática, é uma forma de contribuir para que haja uma melhoria na mobilidade urbana, toda cidade é muito cheia de carro, e o transporte alternativo de bicicleta além de contribuir com a saúde das pessoas também contribui para que tenhamos uma cidade mais saudável. Então, achei muito justo, por isso estou apresentando esse requerimento de apoio a essa demanda.

(Repórter) Com a aprovação da moção de apoio, a CDH vai levar o pedido à Mesa Diretora do Senado, para que os servidores ciclistas possam contar com estruturas como a instalação de estacionamentos exclusivos, os paraciclos. 
11/04/2014, 01h48 - ATUALIZADO EM 11/04/2014, 01h48
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00