Aposentados voltam às suas casas depois de 30 dias acampados na Câmara — Rádio Senado

Aposentados voltam às suas casas depois de 30 dias acampados na Câmara

LOC: DEPOIS DE 30 DIAS DE ACAMPAMENTO NO SALÃO VERDE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, OS APOSENTADOS DO FUNDO DE PENSÃO AERUS VOLTAM ÀS SUAS CASAS. ELES VÃO PASSAR A PÁSCOA COM SUAS FAMÍLIAS E VOLTARÃO À VIGÍLIA NO DIA 22 DE ABRIL. 

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, SE COMPROMETEU A ENTREGAR À PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DILMA ROUSEFF, O DOCUMENTO ELABORADO PELOS AEROVIÁRIOS QUE PEDE SOLUÇÃO PARA O CASO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) Os aeroviários buscam acordo com o governo federal para atualizar o valor de suas aposentadorias. Os beneficiários do Aerus, o fundo de pensão dos funcionários da antiga companhia aérea Varig, hoje recebem menos do que têm direito. Decisão do Supremo Tribunal Federal já reconheceu a responsabilidade da União para arcar com a indenização. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse estar confiante com o acordo com a Presidência da República. 

(Paulo Paim) “A última informação que nós recebemos é que o ministro Aloisio Mercandante pediu oito dias para que o acordo possa ser alinhavado. Então, eu diria que estou muito esperançoso de nós encontrarmos uma solução definitiva para a questão do Aerus”. (Rep): A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, afirmou que os aeroviários contam com o apoio dos parlamentares. 

(Ana Amélia) “Não faltará, de nossa parte, esforço para continuar nessa luta. O que foi feito aqui hoje é apenas a interrupção de um longo e sofrido processo de vigília. Estamos apenas no meio do caminho e não vamos deixar que essa luta esmoreça”. 

(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, quer que antes do retorno dos aposentados à Brasília, a situação esteja resolvida. 

(Vanessa Grazziotin) “Pessoas que contribuíram a vida inteira para ter uma velhice mais tranqüila, hoje têm todos os seus direitos subtraídos. Eu gostaria muito que esse retorno fosse muito breve, apenas para comunicar , visto que o ministro das relações institucionais já estuda o assunto, um acordo feito”. 

(Repórter) A falta de solução para o caso do Aerus atinge cerca de vinte mil aeroviários e seus dependentes, um universo de quase cem mil pessoas. Durante os oito anos em que não há solução, 985 aposentados já morreram.
10/04/2014, 07h53 - ATUALIZADO EM 10/04/2014, 07h53
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00