CE: Henrique Paim apresenta metas do ministério para este ano — Rádio Senado

CE: Henrique Paim apresenta metas do ministério para este ano

LOC: 90% DOS EX-ALUNOS DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO E DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE JÁ FORAM TRANSFERIDOS PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES. E O CASO VAI SERVIR DE BASE PARA NOVOS CASOS DE DESCREDENCIAMENTO DE FACULDADES. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O MINISTRO HENRIQUE PAIM, EM VISITA À COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA. ELE FALOU AINDA SOBRE AS METAS DO MINISTÉRIO PARA ESTE ANO, COMO INFORMA O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade, duas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, foram descredenciadas pelo Ministério da Educação em janeiro depois de uma grave crise administrativa e financeira. Para abrigar seus 13 mil e 400 alunos, o órgão mediou, com os alunos, a seleção de outras instituições de ensino, com garantias como manutenção de mensalidades e bolsas e aproveitamento de estudos. No entanto, parte dos alunos ainda enfrenta uma série de dificuldades. O ministro Henrique Paim explicou na Comissão de Educação do Senado que até agora 90% dos estudantes estão matriculados e que o MEC vai analisar caso a caso a situação do restante. 

(Henrique Paim) É um processo muito novo. Esperamos, não é, que nós não tenhamos outras experiências desse tipo, mas eu diria que isso foi uma grande lição não só do ponto de vista de política de transferência, mas ao mesmo tempo em relação à questão jurídica, criando jurisprudência em torno dessa questão da transferência assistida. 

(Repórter) Henrique Paim apresentou ainda as principais metas do Ministério para este ano, como aumentar a oferta de vagas da creche ao ensino superior, além do profissionalizante. Ele destacou ainda que, como resultado dos esforços para incentivar a formação dos professores, há hoje 270 mil docentes matriculados em cursos superiores, mais de 80% em cursos de licenciatura. 

(Henrique Paim) Essas ações vão da creche à pós-graduação e é importante que se tenha essa abordagem porque existe uma relação entre a educação básica, a educação superior, a educação profissional. São eixos, todos relacionados e são eles que vão fazer com que o Brasil possa mudar.

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que os números agradam, mas que tão importante quanto ampliar a oferta é fiscalizar que tipo de serviço as instituições de ensino estão prestando. 

(Ana Amélia) Vossa excelência disse aqui uma coisa que me encanta muito: é avaliação. É relevante construir muito mais escolas? É. Agora, se nós não avaliamos a qualidade dessa escola, o serviço prestado por ela. Porque é um serviço. Então isso é muito importante.

(Repórter) O presidente da comissão, Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, reconheceu que o setor sofre atrasos históricos no Brasil, por isso destacou a importância de investimentos especialmente no ensino fundamental, que ele considera o alicerce de toda a educação.
09/04/2014, 02h01 - ATUALIZADO EM 09/04/2014, 02h01
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00