Comissão aprova criação da residência pedagógica — Rádio Senado

Comissão aprova criação da residência pedagógica

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A CRIAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, UM PERÍODO EM QUE OS PROFESSORES RECÉM-FORMADOS PODERÃO TRABALHAR NA REDE DE ENSINO, COM DIREITO A BOLSA, PARA COMPLEMENTAR SUA FORMAÇÃO.

LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA DE FORMA TERMINATIVA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E POR ISSO SEGUE DIRETAMENTE PARA A CÂMARA, SEM PRECISAR PASSAR PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(Repórter) O projeto original incluía na Lei de Diretrizes e Bases da Educação a residência pedagógica para os professores habilitados para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, com direito a bolsa de estudo e duração mínima de 800 horas. Mas o relator, o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, estendeu a oferta da residência a todos os novos professores da educação básica - da creche ao ensino médio -, além de aumentar a duração para mil e seiscentas horas. Para cumprir toda a carga horária em um ano, é necessária uma carga de oito horas de trabalho por dia letivo. O senador, que é presidente da Comissão de Educação do Senado, acredita que a residência vai acabar com a prática de destinar os professores com menor formação e experiência para os anos iniciais de escolarização.
 
(Cyro Miranda) Os professores estão se desinteressando dessas profissões. Por vários motivos, e um deles é esse, da própria falta de prática, depois da reciclagem. E principalmente o problema de salário, esse também é fundamental. Mas esse projeto vem completar uma parte. Vão ter benefícios e ganhos muito maiores, porque não adianta você ir para uma sala de aula e não formar bem esses seus alunos. O ensino fundamental é a base de tudo, você então vai tendo no ensino médio, no ensino universitário, um ensino fraco, um ensino fragilizado.
 
(Repórter) O senador acredita ainda que com a prática, os profissionais estarão melhor preparados para enfrentar os problemas que surgem no cotidiano da docência. Isso porque, na opinião dele, os cursos de pedagogia são compostos por matérias técnicas que não estão aliadas à prática da profissão. Ele acrescentou que pretende estudar medidas para incentivar também a reciclagem dos professores mais antigos.
08/04/2014, 02h34 - ATUALIZADO EM 08/04/2014, 02h34
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00