Ministro da Educação vai participar na 4ª feira de audiência pública — Rádio Senado

Ministro da Educação vai participar na 4ª feira de audiência pública

LOC: O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, JOSÉ HENRIQUE PAIM FERNANDES, É AGUARDADO NO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA.  

LOC: ELE DEVERÁ FALAR À COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE SOBRE AS DIRETRIZES DO MINISTÉRIO PARA 2014, E SOBRE A TRANSFERÊNCIA, PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, DOS ESTUDANTES DE UNIVERSIDADES DESCREDENCIADAS PELO MEC. REPORTER NARA FERREIRA: 

TEC: Além das prioridades do Ministério para este ano, os senadores querem ouvir o ministro sobre a situação dos estudantes da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade, com sede no Rio de Janeiro, que foram descredenciadas pelo MEC em janeiro passado. Os motivos alegados para o fechamento das duas instituições foram a baixa qualidade acadêmica, a grave situação econômico-financeira, a falta de um plano viável para superar o problema, e a crescente precarização da oferta da educação superior. Também na audiência, os senadores querem debater com o ministro José Henrique Paim Fernandes, o baixo resultado dos alunos brasileiros no PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE. Somente dois por cento dos estudantes avaliados conseguiram resolver problemas mais complexos de matemática. Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, presidente da Comissão de Educação, ressaltou que é preciso encarar a Educação como um projeto de estado e não de governo 

(CYRO) A educação está hoje encaminhando para um mercantilismo cada vez maior, vide Gama Filho que acaba de deixar 14 mil alunos ai numa situação desesperadora, o MEC teve que acudir na transferência assistida -- mas se não levarmos a educação num projeto de estado, como um projeto de longo prazo, sem querer maquiar, não vai funcionar. 

(REP) Além do presidente da Comissão, também apresentaram requerimento para a audiência pública com o ministro os senadores Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal e Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul.
07/04/2014, 12h59 - ATUALIZADO EM 07/04/2014, 12h59
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00