Conselho de Comunicação quer suspensão do edital para leilão de telefonia 4G — Rádio Senado

Conselho de Comunicação quer suspensão do edital para leilão de telefonia 4G

LOC: O CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CONGRESSO NACIONAL QUER A SUSPENSÃO DO EDITAL PARA O LEILÃO DE TELEFONIA 4G.
 
LOC: DURANTE REUNIÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, ELES AINDA DEBATERAM A PROPOSTA QUE FLEXIBILIZA O HORÁRIO DO PROGRAMA A VOZ DO BRASIL. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.

(Repórter) Os integrantes do Conselho de Comunicação Social pediram a suspensão do leilão a ser promovido pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, sobre a faixa de 700 megahetz. A faixa, que hoje é ocupada pelos canais UHF, vai ser leiloada para exploração do sistema de internet 4G. O pedido para a suspensão foi apresentado pela Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Abepec, em carta enviada ao Conselho. De acordo com o documento, a exploração do espectro pode interferir no sinal das TVs digitais e também diminuir o espaço para emissoras públicas. Representando a sociedade civil, Ronaldo Lemos ressaltou que o problema também pode atingir os celulares com tecnologia 4 G.

(Ronaldo Lemos) O celular vai interferir no sinal de TV Digital e o sinal de TV vai interferir nos celulares. Então, sem que isso seja tratado com a maior cautela, que isso demanda, não faz sentido nenhum seguir em frente porque isso pode prejudicar os usuários de celular, quanto os milhões de brasileiros que precisão assistir TV e TV digital.
 
(Repórter) Os conselheiros também discutiram a flexibilização no horário de veiculação do programa A Voz do Brasil. Para Walter Ceneviva, representante das empresas de rádio, o programa é um resquício da ditadura

(Walter Ceneviva) Eu imagino o que seria para todos os profissionais que estão aqui, pros telespectadores e pros rádio ouvintes se todos os dias eu pegasse as suas o orelhas e dissesse assim Me escuta agora!. Alguém que exija ser escutado pela a orelha, não sabe do que está falando e não respeita o seu interlocutor.
 
(Repórter) O representante dos profissionais de rádio, Nascimento Silva, discorda. Na opinião dele, a mudança pode prejudicar o acesso à informação em regiões distantes dos grandes centros.

(Nascimento Silva) Nos não vemos o porquê dessa flexibilização. A questão das empresas é meramente comercial, por isso que eles querem mudar e fazer essa flexibilização.Então é impossível fazer o que querem fazer com as cidades ribeirinhas. Gente que não tem acesso à comunicação e informação e a única comunicação e informação que chega que chega é a Voz do Brasil. Portanto não vejo nenhuma forma para essa flexibilização. 

(Repórter) Na reunião também foram debatidos outros temas como a violência contra os profissionais de comunicação e a fiscalização das empresas de propaganda pela Ancine, a Agência Nacional do Cinema.
07/04/2014, 07h05 - ATUALIZADO EM 07/04/2014, 07h05
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00