CAS aprova isenção de tributos em alimentos para dietas especiais — Rádio Senado

CAS aprova isenção de tributos em alimentos para dietas especiais

LOC: COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVA ISENÇÃO DE TRIBUTOS  EM ALIMENTOS PARA DIETAS ESPECIAS  

LOC: O PROJETO SERÁ ANALISADO AINDA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER TONCÁ BURITY.

TÉC: A dieta do brasileiro anda de mal a pior por conta da substituição de produtos in natura como arroz, feijão e hortaliças por biscoitos recheados, refrigerantes e inúmeros outros produtos que prejudicam a saúde. Mas essa troca tem um preço: os casos de diabetes, obesidade, pressão alta, cardiopatias e insuficiência renal crônica aumentam cada vez mais por conta do consumo massificado de alimentos artificiais. Muita gente já sabe que alimentos artificiais fazem mal à saúde, mas o consumo de alimentos saudáveis é restrito a uma pequena parcela da população por conta dos altos preços cobrados na venda desses produtos. E quem precisa, por conta de alergias, consumir esses alimentos enfrenta o desafio dos preços altos. Essa situação pode mudar se o Senado aprovar projeto do senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, que isenta a produção de alimentos destinados à dietas com restrição de carboidratos, gorduras, proteínas, açucares ou de sódio de pagamento da Confins e do PIS/PASEP. O senador espera que a isenção desses impostos leve à queda do preço de produtos. O senador Paulo Darvim, do PV do Rio Grande do Norte, defendeu a aprovação do projeto. O senador paga caro quando compra de alimentos usado em dietas. 

(Paulo) Só se sabe das dificuldades de se adquiri esse alimentos é quem tem na família um paciente que faz uso dessas dietas especiais que são extremamente caras. Eu tenho restrições a glúten, e todos os produtos sem glúten são caríssimos. 

(Repórter) O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos.
02/04/2014, 01h40 - ATUALIZADO EM 02/04/2014, 01h40
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00