CAE adia análise do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação — Rádio Senado

CAE adia análise do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

LOC: FICOU PARA A PRÓXIMA REUNIÃO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS A ANÁLISE DO CÓDIGO NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. 

LOC: A INTENÇÃO DA PROPOSTA É FACILITAR A PESQUISA E INTEGRAR A INOVAÇÃO COM A PRODUÇÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O projeto do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação partiu do senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas. Braga afirmou na Comissão de Assuntos Econômicos que o Brasil até vai bem quando se fala em pesquisa patrocinada pelo setor público, mas que é preciso fomentar a ciência e tecnologia na iniciativa privada. 

(BRAGA) O Brasil é a sexta economia do mundo, estamos do ponto de vista da aplicação de recursos públicos em Ciência e Tecnologia, na média, estamos em 121º na iniciativa privada. Se quisermos avançar é preciso condensar isso numa única legislação, desburocratizar, criar efetivamente incentivos fiscais para a iniciativa privada. 

(REPÓPTER) Waldemir Moka, senador do PMDB de Mato Grosso do Sul, lembrou, durante o debate na CAE, que é graças à pesquisa da Embrapa que o Brasil consegue se manter entre os líderes do agronegócio do mundo. 

(MOKA) O Brasil só está, em termos de agricultura, no ranking que está, porque nós tivemos aqui o tempo todo uma empresa que se dedica à pesquisa nesse setor que é a nossa famosa mundialmente, Embrapa. Então veja a necessidade de se estimular a pesquisa. 

(REPÓRTER) O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, pediu um prazo para estudar melhor a matéria e a votação do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação acabou ficando para outra reunião.
01/04/2014, 01h44 - ATUALIZADO EM 01/04/2014, 01h44
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00