Comissão vai discutir a violência contra profissionais da comunicação — Rádio Senado

Comissão vai discutir a violência contra profissionais da comunicação

LOC: A VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFISSONAIS DA COMUNICAÇÃO É TEMA DE DEBATE NO SENADO FEDERAL NESTA TERÇA-FEIRA.

LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, PARLAMENTARES, JORNALISTAS E REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E MINISTÉRIO PÚBLICO VÃO DISCUTIR FORMAS DE GARANTIR O TRABALHO DA IMPRENSA NO PAÍS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa vai debater soluções para garantir a segurança dos profissionais de comunicação no Brasil. Representantes dos profissionais de comunicação, do Ministério Público e do Ministério da Justiça vão discutir o tema A Violência contra os profissionais da comunicação. O diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas, José Carlos Torves disse que a violência contra esses profissionais sempre existiu.
 
(José Torves) Ela já vinha acontecendo em alto número. Acontece que depois das manifestações de junho elas cresceram barbaramente. Porque ai os profissionais passaram a sofrer agressões tanto dos policiais como também dos manifestantes.

(Repóter) Como representante dos profissionais, Torves destacou que as ações violentas por parte da Polícia são herança da época da Ditadura Militar.

(José Torves) A agressão que vem da Polícia Militar ela ocorre por uma má formação dos profissionais, que ainda tem nas suas escolas o aprendizado e as técnicas que eram usados durante a Ditadura Militar. Como não houve uma modernização para tratar com a imprensa continuam cometendo os mesmos abusos de agressão apreensão de material, enfim, essas coisas que precisão mudar na nossa sociedade.
 
(Repórter) A Audiência Pública pode resultar na criação de projetos que combatam a violência contra profissionais da comunicação. Os requerimentos para a audiência foram apresentados pelos senadores Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, e Ana Rita, do PT do Espírito Santo.
31/03/2014, 05h19 - ATUALIZADO EM 31/03/2014, 05h19
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00