Paim espera que cota para negro em concurso seja aprovada até junho — Rádio Senado

Paim espera que cota para negro em concurso seja aprovada até junho

LOC: A PROPOSTA QUE DESTINA VINTE POR CENTO DAS VAGAS DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA NEGROS PODE SER APROVADA NO SENADO FEDERAL ANTES DA COPA DO MUNDO. 

LOC: A EXPECTATIVA É DO SENADOR PAULO PAIM, QUE DEFENDE A MEDIDA COMO FORMA DE COMPENSAR OS NEGROS PELA ESCRAVIDÃO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, espera que o projeto que reserva vinte por cento das vagas em concursos públicos para candidatos negros seja aprovado pelo Senado até junho, antes do início da Copa do Mundo. A medida contempla cargos do Executivo e inclui autarquias, fundações e empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União. O senador afirmou que a proposta já foi bastante discutida no Congresso Nacional, e por isso, tem tudo para ser votada com rapidez no Senado. Na avaliação de Paulo Paim, essa é uma forma de compensar os negros pelo sofrimento do regime de escravidão. 

(Paulo Paim) Tem que tratar de forma adequada aqueles que sempre foram, do princípio da justiça, discriminados e excluídos. Nós temos aqui uma política que visa fazer com que aqueles que foram escravos por séculos e séculos nesse país passem a ter mais oportunidades. 

(Repórter) O senador lembrou também que a medida busca equilibrar o espaço público, que conta com pouco mais de trinta por cento de negros, enquanto a maioria da população brasileira é afrodescendente. 

(Paulo Paim) Os números mostram que cinquenta e um por cento da população brasileira são negros. Então, não há porque nós não assegurarmos, pelo menos em concursos públicos, o correspondente somente a vinte por cento. E com isso, nós vamos mesclando mais os espaços de poder, porque o espaço público é um espaço de poder, buscando um equilíbrio para toda a sociedade. 

(Repórter) A Lei de Cotas, apresentada pelo governo, já foi aprovada na Câmara dos Deputados e deve chegar ao Senado Federal nos próximos dias. Caso seja aprovada pelos senadores e sancionada pela presidência da República, terá validade de dez anos.
28/03/2014, 06h08 - ATUALIZADO EM 28/03/2014, 06h08
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00