Senado assina acordo para trâmite eletrônico de documentos com TCU e Executivo — Rádio Senado

Senado assina acordo para trâmite eletrônico de documentos com TCU e Executivo

LOC: O SENADO ASSINOU ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA TRÂMITE ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS COM O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO E O EXECUTIVO.

LOC: A INICIATIVA VAI RESULTAR EM ECONOMIA DE SESSENTA E TRÊS MIL REAIS E DE VINTE E QUATRO TONELADAS DE PAPEL. REPÓRTER RODRIGO RESENDE. 

(Repórter) A cooperação prevê que todos os documentos a serem trocados entre o Senado, o Tribunal de Contas da União e a Presidência da República sejam enviados pela internet. Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, o uso do meio eletrônico vai gerar uma economia de R$ 63 mil por ano com custos de impressão e de mais de 20 toneladas de papel.
 
(Renan Calheiros) Vivemos tempos de comedimento, precisamos ter parcimônia com as reservas naturais e com os recursos públicos e também com o tempo. A troca eletrônica de documentos apresenta economia processual e contribui significativamente para a economia de papel o que acarretará melhores gastos e preservará a natureza. 

(Repórter) O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, afirmou que a troca de documentos pela internet vai garantir maior eficiência que precisa ser levada para os serviços públicos como um todo.
 
(Nardes) Esse é um gesto simbólico de que o Brasil precisa caminhar para uma digitalização de forma geral para poder não marcar uma consulta levando horas ou meses para se fazer um transplante. Poderíamos fazer tudo de forma digital. O Estado brasileiro tem que avançar neste sentido. 

(Repórter) Já a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ressaltou que a troca de documentos pela internet vai ter impactos positivos no meio ambiente e garantir mais transparência das repartições públicas.

(Ideli Salvatti) Todos nós sabemos da importância deste ato para que tenhamos esta desburocratização tão importante, inclusive, com esse viés de sustentabilidade, porque eliminar esse papelório que circula é sempre uma contabilidade de árvores derrubadas. 

(Repórter) Desde o ano passado, os Diários do Senado, da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional não são mais impressos porque estão disponíveis na internet.
27/03/2014, 04h44 - ATUALIZADO EM 27/03/2014, 04h44
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00