Sessão especial homenageia luta contra discriminação racial — Rádio Senado

Sessão especial homenageia luta contra discriminação racial

LOC: O DIA INTERNACIONAL CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL FOI LEMBRADO NO SENADO COM UMA SESSÃO ESPECIAL NESTA SEXTA-FEIRA.

LOC: O PLENÁRIO TAMBÉM CELEBROU O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO SENADOR E ATIVISTA NEGRO ABDIAS DO NASCIMENTO. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.

Téc: O dia 21 de março foi instituído pela ONU para lembrar o Massacre de Sharpeville em Joanesburgo, África do Sul, em 21 de março de 1960. Na mesma sessão o Senado homenageou os 30 anos do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro e o centenário de nascimento da ativista Carolina de Jesus e do ex-senador Abdias do Nascimento, um dos nomes mais importantes do movimento negro brasileiro. O presidente do senado Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, destacou que a aprovação recente da proposta que estende a proteção da ação civil publica para proteger a honra e dignidade de grupos raciais étnicos ou religiosos mostra que a Casa está em sintonia com os anseios da sociedade.

Renan Calheiros: O PLS 114 de 1997 finalmente nós aprovamos aqui no senado federal ampliando a abrangência da lei de ação civil publica pra proteger também a honra e  a dignidade de grupos raciais étnicos ou religiosos. Ter aprovado a proposta é uma resposta importante que o senado federal dá a sociedade brasileira.

Repórter: O senador Paulo Paim, do PT do rio grande do sul, autor do pedido da homenagem, lembrou que a sessão também foi um alerta contra os episódios inaceitáveis de racismo no futebol registrados no inicio deste ano.

Paulo Paim: Demonstrando a visão do congresso nacional sobre essa atitude covarde e vergonhosa, de alguém que se esconde na multidão pra agredir o outro pela cor da pele.

Repórter: A atriz Zezé Motta, fundadora do Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, lembrou que a criação do centro foi motivada pela organização do movimento negro.

Zezé Motta: Quando nos cobrávamos dos meios de comunicação, diretores e produtores, a presença dos artistas negros na mídia, a resposta era: "não sabemos onde encontrar os artistas negros" aí nunca entendíamos como encontram os artistas brancos e não encontram os artistas negros.

Repórter: Também participaram da homenagem o senador Cristovam Buarque, a viúva do senador Abdias nascimento, Elisa Larkin Nascimento, representantes da secretaria de políticas de promoção da igualdade racial e diversas lideranças do movimento negro do Brasil.
21/03/2014, 02h11 - ATUALIZADO EM 21/03/2014, 02h11
Duração de áudio: 02:29
Ao vivo
00:0000:00