Renan pede a Congresso dos EUA documentos sobre ditadura brasileira — Rádio Senado

Renan pede a Congresso dos EUA documentos sobre ditadura brasileira

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO FORMALIZOU PEDIDO AO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS DE DOCUMENTOS SOBRE A DITADURA.

LOC: AS INFORMAÇÕES FORAM PEDIDAS PELA COMISSÃO DA VERDADE, QUE INVESTIGA AS VIOLAÇÕES DO REGIME MILITAR.

TÉC: Dois dias após o pedido de integrantes da Comissão da Verdade e de um grupo de senadores, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, encaminhou ao presidente do Congresso dos Estados Unidos um ofício solicitando o envio de cópias de documentos da época da ditadura brasileira. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, as informações requeridas se referem a relatórios do Departamento de Estado, uma espécie de Ministério das Relações Exteriores, do Departamento de Defesa norte-americano, da Agência de Inteligência Central, a CIA, e de outras autarquias sobre o período da ditadura militar no Brasil. Apesar de o Congresso Nacional dos Estados Unidos não ser obrigado a repassar os documentos, Randolfe Rodrigues se disse otimista. Segundo ele, um grupo de senadores está disposto a ir a Washington.

Randolfe Rodrigues: Acho que por bem deverá ter uma resposta por parte do Congresso Americano. Sugerimos que se fosse necessário uma comissão do Senado brasileiro fosse aos Estados Unidos para ter acesso aos documentos.

Repórter: João Gourlat filho, que busca provas de que o ex-presidente João Goulart, Jango, foi vítima de um atentado, ressaltou que o pedido do Senado vai contribuir para as investigações da Comissão da Verdade sobre violação aos direitos humanos na ditadura. Renan Calheiros está confiante numa resposta do congresso norte-americano. Ele ressaltou a importância de uma exposição no Senado sobre os 50 anos do golpe militar.

Renan Calheiros: Essa exposição é maravilhosa porque permite, sobretudo, um momento para reflexão de que tudo aquilo que aconteceu há 50 anos na supressão de democracia e liberdade, isso não pode voltar a acontecer no nosso País. REP: A exposição, que é gratuita, pode ser visitada no Congresso Nacional em Brasília todos os dias das 9 da manhã às 5 da tarde.
21/03/2014, 08h29 - ATUALIZADO EM 21/03/2014, 08h29
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00