Comissão discute papel dos bancos nos benefícios a agricultores nordestinos — Rádio Senado

Comissão discute papel dos bancos nos benefícios a agricultores nordestinos

LOC: O SENADOR CÍCERO LUCENA, DO PSDB DA PARAÍBA, QUER QUE O BANCO DO NORDESTE E O BANCO DO BRASIL DÊEM ESCLARECIMENTOS AOS AGRICULTORES NORDESTINOS QUE TÊM DIREITO A DESCONTOS E OUTROS BENEFÍCIOS PARA RENEGOCIAR SUAS DÍVIDAS.  

LOC: O SENADOR PRESIDIU A AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTIU ESSE ASSUNTO, NESTA QUINTA-FEIRA, NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, criticou a falta de autonomia financeira que os dirigentes do Ministério da Integração Nacional e do Banco do Nordeste têm para decidir sobre os financiamentos dos agricultores vítimas da seca. Ele lembrou das dificuldades do tempo em que ocupou a pasta e pediu que o controle dos bancos regionais deveria sair do Ministério. 

(Cícero Lucena) Eu já fui ministro da Integração e o banco do Nordeste e o ministério da Integração é uma falácia. Não apita nada o ministro! Nada! Não é de hoje não. Eu não fui ministro desse governo não. Mas não apita nada por que é centralizado no ministério da Fazenda. Deviam tirar os bancos regionais do ministério da integração por que é enganar o povo. 

(Repórter) O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, Mário Borba, fez um resumo da situação dos agricultores nordestinos que se endividaram, tiveram suas safras prejudicadas pela seca e tem de pagar empréstimos com juros e multas. Para ele, o pagamento das dívidas é inviável. 

(Mário Borba) Tivemos ainda correção monetária em financiamentos agrícolas, juros, TJLP, de 89 a dezembro de 2000. Quem tomou 1 tá devendo 10, quem tomou 10 deve 100 e quem tomou 100 tá devendo 1 milhão e 200, 1 milhão e 300. Ele não paga essa conta mais nunca isso na vida dele. Mais nunca. Vocês que fazem parte do Ministério da Fazenda deviam fazer uma comitiva junto com os senadores e conhecer a região do semiárido. 

(Repórter) Cícero Lucena destacou a ausência de políticas públicas eficazes para os agricultores do semiárido. Ele afirmou que já foram editadas 25 Medidas Provisórias sobre apoio aos agricultores nordestinos afetados pela seca, sem solucionar o problema econômico e que o Banco do Brasil, um dos principais financiadores da agricultura, foi convidado e não mandou qualquer representante para a audiência.
20/03/2014, 07h32 - ATUALIZADO EM 20/03/2014, 07h32
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00