CDR participa de seminário para debater o fortalecimento da Sudene — Rádio Senado

CDR participa de seminário para debater o fortalecimento da Sudene

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO PARTICIPOU NESTA SEXTA-FEIRA DE UM SEMINÁRIO EM RECIFE PARA DISCUTIR O FORTALECIMENTO DA SUDENE, SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. 

LOC: UMA DAS PROPOSTAS APRESENTADAS NO EVENTO FOI A DE TIRAR A SUDENE DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E VINCULAR A SUPERINTENDÊNCIA DIRETAMENTE À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.  

(Repórter) O seminário foi pensado para encontrar formas de tornar a Sudene mais eficiente. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, participou dos debates e disse que todos destacaram o papel da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste na história da região. Mas Inácio Arruda ressaltou que é preciso modernizar e reaparelhar a instituição para os novos tempos. 

(Inácio Arruda) Para ter um diálogo mais permanente para a questão de planejamento da região inteira. O nordeste tem 30% da população do Brasil, 50 milhões de pessoas, necessidades de desenvolvimento na região que são de uma urgência gigantesca. Problemas de toda a natureza, de transporte ferroviário, de cabotagem, portos foram feitos mas ainda não tem o incremento da cabotagem. 

(Repórter) Uma das propostas que surgiu no seminário foi a de tirar a superintendência do Ministério da Integração Nacional e vinculá-la, diretamente, à Presidência da República. Seria uma forma de eliminar a burocracia e tornar as decisões mais ágeis, como explicou Inácio Arruda. 

(Inácio Arruda) Então pra você ter uma instituição com essa capacidade para responder de forma ativa, a nossa opinião é de que deveríamos deslocá-la para a Presidência da República. 

(Repórter) A Sudene foi criada em 1959 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Em 2001 ela foi transformada em agência e seis anos depois ressurgiu na forma de superintendência.
14/03/2014, 03h44 - ATUALIZADO EM 14/03/2014, 03h44
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00