Ministro da Integração Nacional prevê fim das obras até 2015 — Rádio Senado

Ministro da Integração Nacional prevê fim das obras até 2015

LOC: A TRANSPOSIÇÃO E A REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO FORAM DISCUTIDAS NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO.

LOC: O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL APRESENTOU AOS SENADORES OS RESULTADOS DAS OBRAS ATÉ AGORA E AFIRMOU QUE É POSSÍVEL CONCLUIR OS TRABALHOS ATÉ 2015.

TÉC: A Região Nordeste deve terminar o ano de 2014 com 75% das obras da transposição do Rio São Francisco concluídas. A previsão é do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que participou de uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Ele fez uma exposição detalhada do andamento das obras que vão levar água para 390 municípios do sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Atualmente, mais de nove mil trabalhadores estão envolvidos no projeto, atuando em dois eixos.

FRANCISCO TEIXEIRA: Nós estamos hoje com 55,5% e a nossa ideia continua sendo avançar em média 2%, no mínimo, ao mês, para a gente poder chegar com 75% dessas obras concluídas até o final desse ano e ficar os outros 25% pro ano seguinte.

Repórter: O cumprimento do cronograma, no entanto, preocupa o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba.

CÍCERO LUCENA: Me preocupa muito essas afirmativas de cronogramas que está sendo afirmado pelo governo. Em junho do ano passado, nós fomos à cidade de Monteiro com o então ministro titular e foi dada ordem de serviço do túnel de Monteiro para que a obra começasse da Paraíba para Pernambuco. E eu quero dizer que até dezembro, não existia sequer uma picareta, ferramenta, claro, naquela obra. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que faz parte de uma subcomissão que acompanha o andamento das obras do projeto, acredita que um dos desafios do governo é enfrentar a questão da credibilidade.

HUMBERTO COSTA: Muitas vezes, nós íamos até a região, a construção dos canais, das estações, víamos que a obra estava andando, e um pequeno trecho que havia sido danificado pelo tempo ou que iria ter a sua reconstituição por parte das empresas responsáveis, e no outro dia, aparecia aquela matéria gigantesca na televisão, dizendo que era uma obra inacabada, uma obra que estava parada.

Repórter: Francisco Teixeira afirmou que o Ministério da Integração Nacional está investindo na fiscalização e monitoramento das obras. Ele admitiu que problemas com as empresas executoras e até fatores climáticos podem atrasar os trabalhos, mas garantiu que, tecnicamente, é possível cumprir o cronograma. 
12/03/2014, 12h29 - ATUALIZADO EM 12/03/2014, 12h29
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00