Despesas com cuidadores de idosos poderão ser abatidas do IR — Rádio Senado

Despesas com cuidadores de idosos poderão ser abatidas do IR

LOC: DESPESAS COM CUIDADORES DOMICILIARES DE IDOSOS PODERÃO SER ABATIDAS DO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: PROJETO COM ESTE TEOR, APRESENTADO PELO SENADOR WALDEMIR MOKA, VAI SER ANALISADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O projeto prevê que os gastos com cuidadores domicialiares de idosos possam ser deduzidos no Imposto de Renda. Autor da proposta, o senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, explicou que a consequência do aumento da expectativa de vida é o envelhecimento da população, que acaba precisando de atendimento especial por apresentar incapacidades físicas ou mentais decorrentes do avanço da idade. Mesmo sendo comum a contratação dos cuidadores de idosos, os gastos não fazem parte da base de cálculo do Imposto de Renda. Waldemir Moka acredita que a aprovação do projeto é um estímulo para que pessoas nesta faixa etária recebem mais atenção. 

(Waldemir Moka) O custo acaba sendo grande porque se você pensar numa pessoa de uma certa idade, ela precisa de um cuidador vinte e quatro horas. Isso às vezes representa financeiramente um custo muito alto. Então, se ele puder ser abatido, eu penso que isso vai estimular a gente cuidar ainda melhor, porque você acaba tendo mais condição de pagar esses profissionais. 

(Repórter) Hoje, na área da saúde, o Imposto de Renda prevê o abatimento, por exemplo, de despesas com planos de saúde e hospitais, e profissionais como médicos, dentistas e psicólogos, além de exames, aparelhos e próteses ortopédicas e dentárias. A proposta está na Comissão de Assuntos Sociais, e ainda deve ser analisada pela de Assuntos Econômicos. Depois, segue para análise no Plenário do Senado.
12/03/2014, 05h52 - ATUALIZADO EM 12/03/2014, 05h52
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00