Armando Monteiro e Walter Pinheiro divergem sobre alta da inflação de fevereiro — Rádio Senado

Armando Monteiro e Walter Pinheiro divergem sobre alta da inflação de fevereiro

LOC: SENADORES DIVERGEM SOBRE AUMENTO DA INFLAÇÃO. 

LOC: SEGUNDO O IBGE, EM FEVEREIRO, A ALTA DOS PREÇOS FOI DE 0.69%. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: De acordo com o IBGE, a inflação medida no mês passado foi de 0,69%. Em janeiro, a taxa foi de 0,55%. O aumento dos preços foi provocado pelos gastos com educação, em especial, com o reajuste das mensalidades que registraram uma elevação de 5,97%. Ainda de acordo com o IBGE, os grupos alimentação e bebidas também contribuíram para a disparada do chamado Índice de Preço ao Consumidor Amplo. Para o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, se for mantida a trajetória de crescimento, a inflação deverá extrapolar o teto da meta do governo de 6,5%. Ele cobrou medidas para reduzir o IPCA, ao lembrar que o aumento da taxa de juros não foi o suficiente para segurar a alta dos preços. 

(Armando) A elevação da taxa de juros não tem garantido o controle da inflação em níveis mais baixos. 0,69% significa uma inflação anualizada superior ao teto da meta estabelecida pelo governo  

REP: O vice-líder do PT, senador Walter Pinheiro, da Bahia, não considera o resultado de fevereiro preocupante. Segundo ele, o aumento da inflação no mês passado foi provocado por questões sazonais, ou seja, por despesas típicas de início do ano. 

(Walter) Toda época de início de ano, você tem problemas climáticos que introduzem elementos incisivos nessa questão do preço dos alimentos. E você tem também uma modificações da economia, que se processam e na virada do ano. Portanto, é extremamente natural. Mas acho que continuamos firmes e fortes no controle da inflação. 

REP: No acumulado do ano, a inflação soma 1,24%, abaixo do valor alcançado em janeiro e fevereiro do ano passado, de 1,47%. Mas, nos últimos 12 meses, o IPCA acumula uma alta de 5,68% contra 5,59% no mesmo período do ano passado.
12/03/2014, 01h37 - ATUALIZADO EM 12/03/2014, 01h37
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00