Jorge Viana quer saber se enchentes têm relação com construção de hidrelétricas — Rádio Senado

Jorge Viana quer saber se enchentes têm relação com construção de hidrelétricas

LOC: AS CHEIAS DO RIO MADEIRA CONTINUAM A MANTER DEZENAS DE REGIÕES ALAGADAS NO ACRE E RONDÔNIA. 

LOC: E O SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE, QUER SABER SE A CHEIA DO RIO MADEIRA TEM ALGUMA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E DE SANTO ANTÔNIO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, relatou denúncias da população de que a construção das hidroelétricas do rio Madeira tem relação com o alagamento da BR-364, que liga Rondônia ao Acre. Para esclarecer a situação, Viana pediu informações aos ministérios dos Transportes e de Minas e Energia. 

(Jorge Viana) Eu fiz dois requerimentos, um ao ministério das Minas Energia e o outro ao ministério dos Transportes, pedindo uma posição oficial das instituições que tem responsabilidade e devem dar satisfação à opinião pública, sobre ligação ou não da construção das hidroelétricas e o alagamento da BR-364. 

(Repórter) O senador Jorge Viana supõe que deva haver relação entre as mudanças climáticas com as cheias no Norte e a seca em São Paulo. O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, citou relatório do diretor do serviço Geológico do Brasil, que aponta as chuvas na Bolívia como causa das inundações. 

(Valdir Raupp) O que está causando a cheia no rio madeira é o excesso de chuvas na Bolívia, onde ficam as cachoeiras dos rios. Choveu acima da média, desde outubro, especialmente em janeiro e fevereiro. Essa é maior cheia do rio madeira há 47 anos, desde que o nível do rio é medido. 

(Repórter) Outro elemento importante, segundo Valdir Raupp, é a ausência das eclusas nas hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio, além da cachoeira Ribeirão, impedindo o tráfego de barcos e obrigando o transporte ser realizado pelas estradas, que estão alagadas.
07/03/2014, 06h34 - ATUALIZADO EM 07/03/2014, 06h34
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00