Senadores cobram solução para os beneficiários do Aerus — Rádio Senado

Senadores cobram solução para os beneficiários do Aerus

LOC: SENADORES COBRAM SOLUÇÃO PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO AERUS, FUNDO DE PENSÃO DAS ANTIGAS VARIG E TRANSBRASIL.  

LOC: COM PERDAS APÓS DIVERSOS PLANOS ECONÔMICOS E ALTERAÇÕES DE REGRAS DE CONTRIBUIÇÕES, OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS RECORRERAM AO SUPREMO PARA RECUPERAR PARTE DO DINHEIRO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI: 

(Repórter) Está marcada para 12 de março a sessão do STF que vai retomar o julgamento de um crédito de aproximadamente 4 bilhões de reais que o Aerus teria e que permitiria a recuperação de parte dos valores de aposentadorias e pensões. O Aerus é o fundo de pensão de ex-funcionários da Varig e da Transbrasil. O senador Álvaro Dias, do PSDB paranaense, espera que o resultado seja favorável aos aposentados. Ele criticou o governo federal por emprestar bilhões de reais para projetos em Cuba e na Venezuela e não aceitar a correção dos créditos que o fundo Aerus teria a receber do governo: 

(Alvaro Dias) O que nós não compreendemos é a desumanidade. Um governo que empresta generosamente para a construção do porto de Mariel, em Cuba, para a construção de aeroporto em Cuba, que empresta para a Venezuela para a construção de metrô em Caracas, não possibilita a aposentados à Justiça. Os compromissos são assumidos e desonrados. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, que esteve na sessão interrompida do Supremo Tribunal Federal, que julgava a correção da dívida do fundo Aerus, lembrou que os mais de 15 mil pensionistas e aposentados são pessoas idosas que lutam há anos por uma decisão da Justiça. 

(Paulo Paim) Mas felizmente a matéria voltou para pauta e esperamos então que neste dia 12, de uma vez por todas, os homens e mulheres de cabelos brancos do Aerus, sabendo que muitos já faleceram, eu diria que há mais de uma década sofrendo de verem os seus direitos reconhecidos, possam receber o que é de direito. 

(Repórter) Já a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, destacou que os aposentados e pensionistas aguardam há oito anos por uma resposta favorável da justiça para que possam receber as contribuições pelas quais pagaram durante toda a vida de trabalho.
05/03/2014, 06h39 - ATUALIZADO EM 05/03/2014, 06h39
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00