Comissão debate os baixos salários dos militares no Brasil — Rádio Senado

Comissão debate os baixos salários dos militares no Brasil

LOC: O BAIXO SALÁRIO DOS MILITARES FOI TEMA DE MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO.

LOC: EM UMA AUDIÊNCIA PUBLICA NESTA QUINTA-FEIRA, OS REPRESENTANTES DA CATEGORIA PEDIRAM O APOIO DO SENADO PARA SOLUCIONAR A QUESTÃO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Esta é a terceira vez que a comissão de direitos humanos recebe os representantes das associações de familiares de militares e reservistas para discutir o achatamento do salário dos militares no Brasil. Os participantes da audiência relataram que a defasagem salarial entre os militares e os servidores civis do governo federal é de trinta por cento. Eles alegam que a retirada do pagamento de diversos benefícios em 2002 achatou o salário dos militares. Uma das conseqüências dos baixos salários é o aumento dos pedidos de desligamento por parte dos oficiais jovens. A representante das esposas de militares do exército Miriam Stein, informou à CDH que em 2013, 300 oficiais do Exército pediram o desligamento e a mesma situação se repete na Marinha e na Aeronáutica.
 
(Miram Stein) Então ta tendo uma evasão muito grande do militar. Porque ele sabe que normalmente o militar é bem preparado e independente de ser oficial ou praça ele leva as coisas a sério e se faz um concurso publico ai fora ele vai ser aprovado e ele abre mão de do sonho de ser militar em prol de um salário mais adequado para manter sua família.
 
(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do pedido da reunião, propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir e levar ao ministério da defesa, mais uma vez, as reivindicações dos militares. Para o senador, o salário família de dezesseis centavos por dependente é inaceitável.
 
(Paulo Paim) Nós queremos saber das reivindicações gerais. Os dezesseis centavos, pra mim é a simbologia da situação inacreditável que nós nos encontramos. Eu acho que tem que chamar a atenção no primeiro item, é inadmissível isso, e vamos colocando ponto por ponto e vocês farão o diálogo no espaço competente.
 
(Repórter) Além do reajuste do salário família, os militares pedem o pagamento do reajuste de 28 por cento prometido em 2002, a retomada do pagamento do auxilio moradia e o adicional de inatividade.
 
27/02/2014, 04h21 - ATUALIZADO EM 27/02/2014, 04h21
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00