CAE deve votar isenção de imposto para instrumentos musicais — Rádio Senado

CAE deve votar isenção de imposto para instrumentos musicais

LOC: O PROJETO DE LEI DO SENADO QUE ISENTA DE IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO A COMPRA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA ORQUESTRAS, BANDAS E MÚSICOS PROFISSIONAIS DEVERÁ SER VOTADO NESSA TERÇA-FEIRA, PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO. 

LOC: O TEXTO PERMITE A IMPORTAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS SEM SIMILARES NACIONAIS E QUE RECEBEM A COBRANÇA DE IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI 

(Repórter) A Comissão de Assuntos Econômicos deve votar em caráter terminativo o projeto de lei que isenta de imposto de importação os instrumentos musicais que não tenham similar nacional, como por exemplo harpas e tímpanos. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, autor da proposta, explica que a medida favorece o desenvolvimento da música no Brasil. 

(Mozarildo Cavalcanti) No meu entender é importante porque muitos aparelhos musicais não são fabricados no país. E outros aparelhos que são fabricados também, eles têm –digamos assim -versões melhores no exterior. Então é importante que o Brasil incentive essa parte dos músicos, da música brasileira e internacional, para que realmente haja um desenvolvimento desse setor mais aceleradamente. 

(Repórter) O presidente da Ordem dos Músicos do Distrito Federal, Sidney Sheikor, explica que o projeto destina-se apenas a orquestras e músicos profissionais e não vai prejudicar a indústria nacional de instrumentos musicais: 

(Sidney Sheikor) Um grande avanço para o músico, porque ele tendo a carteira profissional de músico ele poderá trazer o instrumento que consta na carteira dele, que é instrumentos de orquestra, que são instrumentos de altíssima qualidade, que não fabricados no Brasil. 

(Repórter) No caso do músico que importar o instrumento, ele não poderá se desfazer ou revender esse instrumento por um prazo de três anos. A mesma regra se aplicará ás orquestras e bandas que utilizarem essa facilidade.
24/02/2014, 08h08 - ATUALIZADO EM 24/02/2014, 08h08
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00