Roberto Requião denuncia obstrução contra CPI do Transporte Público — Rádio Senado

Roberto Requião denuncia obstrução contra CPI do Transporte Público

LOC: O SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, DENUNCIOU, NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO, TENTATIVAS DE OBSTRUÇÃO CONTRA A CPI DO TRANSPORTE PÚBLICO. 

LOC: REQUIÃO AFIRMOU QUE AS CPIS SÃO UM DIREITO CONSTITUCIONAL DAS MINORIAS E NÃO PODEM ESTAR SUJEITAS A JULGAMENTOS DA MESA DO SENADO OU DO PLENÁRIO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.

TÉC: O senador Roberto Requião, do PMDB paranaense, criticou as tentativas do governo de impedir a instalação da CPI do Transporte Público. Ele criticou o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, ter pedido uma questão de ordem contra a instalação da CPI: 

(REQUIÃO): Ontem por exemplo, o senador líder do PT, o senador Humberto Costa, entra com uma questão de ordem tentando impedir a CPI dos Transportes. O senador não entendeu ainda que uma CPI é um direito da minoria. Que não pode ser objeto de deliberação da mesa e muito menos do plenário. Será que há uma relação especial do PT com o sindicato do transporte coletivo das cidades brasileiras ? Será que há financiamento de campanha? 

(REPÓRTER): A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, lembrou que já houve casos de parlamentares terem ido ao Supremo Tribunal Federal para obrigar a instalação de CPI: 

(AMÉLIA) E claro há a Justiça, o outro lado dos Três Poderes, quando a gente não encontra guarida aqui, é o caminho e é a solução. Já houve quando as minorias foram pedir a indicação dos nomes, pois não basta ser só instalada, é preciso que os partidos indiquem os nomes. E o Supremo determinou que fossem instaladas e os partidos indicassem os nomes dessa CPI.

(REPÓRTER) O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, também criticou as pressões contra a instalação da CPI: 

(ALVARO) Em que pese a desmoralização delas, eu sou favorável sempre sou favorável à instalação de CPI e sou sim favorável à instalação desta e participaria dela se fosse indicado pelo meu partido. 

(REPÓRTER): O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, explicou que assinou o requerimento da CPI e continua favorável à instalação.
21/02/2014, 12h25 - ATUALIZADO EM 21/02/2014, 12h25
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00