Senado aprova empréstimos externos para Rio Grande do Sul e Paraná — Rádio Senado

Senado aprova empréstimos externos para Rio Grande do Sul e Paraná

LOC: O SENADO APROVOU DOIS PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS EXTERNOS PARA OS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E DO PARANÁ. 

LOC: OS EMPRÉSTIMOS PRECISARAM DE UMA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DO MINISTÉRIO DA FAZENDA. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) Os governos gaúcho e paranaense precisaram de uma autorização especial do Ministério da Fazenda para pedir o empréstimo porque a situação fiscal dos estados não é satisfatória. Em uma classificação que vai de A a D, o Rio Grande do Sul recebeu do Tesouro Nacional uma nota C – (C menos) enquanto o Paraná foi avaliado como C+ (C mais). A avaliação D é tida como desequilíbrio fiscal. O senador José Pimentel, do PT cearense, foi o relator do empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos, onde leu a justificativa para o financiamento de 200 milhões de dólares para o Rio Grande do Sul. 

(José Pimentel) promover reformas no setor público voltadas à consolidação e sustentabilidade do equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico do estado e aperfeiçoamento de ações de fiscalização e planejamento. 

(Repórter) Cyro Miranda, senador do PSDB goiano, foi o responsável por encaminhar a votação do empréstimo de 60 milhões de dólares para o Paraná. Ele explicou como o estado deve aplicar os recursos. 

(Cyro Miranda) promover a melhoria da qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade social das famílias que residem em territórios de maior concentração de pobreza, mediante a articulação de políticas e coordenação de serviços ofertados pelas diversas áreas do governo. 

(Repórter) Os dois empréstimos são do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
19/02/2014, 08h35 - ATUALIZADO EM 19/02/2014, 08h35
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00