CRE debate Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha — Rádio Senado

CRE debate Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DEBATEU NESTA QUINTA-FEIRA O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS DA MARINHA DO BRASIL, PROSUB, QUE PERMITIRÁ A PRODUÇÃO DO PRIMEIRO SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO.

LOC: DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A FRANÇA, O PROSUB É CONSIDERADO O MAIOR PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INDUSTRIAL E TECNOLÓGICA DA ÁREA DE DEFESA NO PAÍS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.  

TÉC: O complexo militar para a fabricação de partes dos submarinos, que inclui um estaleiro, uma base naval e uma unidade industrial para produção de estruturas metálicas, já está sendo erguido no município de Itaguaí, no Rio de Janeiro, pela empresa Odebrecht. Além do submarino de propulsão nuclear, o PROSUB, prevê a construção de mais quatro submarinos convencionais diesel-elétrico. Em 2009, o Senado aprovou um projeto de resolução que autorizou o Brasil a contratar empréstimo externo de 4 bilhões e 300 milhões de euros para o programa de submarinos. O coordenador-geral do Prosub, almirante de esquadra Gilberto Max Hirschfeld lembrou a posição do Brasil no mundo, sempre entre os dez maiores, seja em área, em população, ou economia. E destacou que a transferência de tecnologia justifica um investimento que, segundo ele, terá grande retorno para o País. 

Almirante: Quando falamos de bilhões, os números são grandes, mas o projeto é muito maior do que esses números... o fator multiplicador disso, do conhecimento, ao termino desse programa não tenho dúvida, estaremos em outro patamar em relação ao mundo, não tenho dúvida nenhuma...Um projeto desse não deve ser medido pelo valor financeiro, mas pelo valor que traz de benefício para o País. 

Repórter: O senador Ricardo Ferraço, presidente da Comissão de Relações Exteriores descreveu o PROSUB com o maior programa de capacitação industrial e tecnológico da indústria da defesa brasileira. 

Ricardo Ferraço: Quero crer que um dos maiores programas desenvolvidos inclusive neste momento no mundo. Estimado em aproximadamente 21 bilhões de reais e que é estratégico apenas para a Marinha do Brasil ou para a defesa do nosso espaço marítimo, mas o fortalecimento da nossa indústria de defesa e para o desenvolvimento científico e tecnológico. 

Repórter: Também participou da audiência o secretário geral do Ministério da Defesa Ari Matos.
13/02/2014, 00h20 - ATUALIZADO EM 13/02/2014, 00h20
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00